Europa

Júzcar: a aldeia azul por onde passaram os Smurfs

Esta pitoresca vila espanhola foi pintada de azul para a estreia do filme "Smurfs" de 2011 e até hoje manteve-se dessa cor.
Nesta aldeia crescem muitos cogumelos, o que é associado aos Smurfs.

Esta encosta espanhola nas montanhas da Andaluzia, a 113 quilómetros de Málaga, esconde uma pequena vila com diversas casinhas encavalitadas ao longo da sua colina. Inicialmente estavam pintadas de branco e conferiam um aspeto bastante organizado e simples ao povoado. Porém, a partir de 2011 tudo mudou.

Aquando da estreia do filme “Smurfs” de Raja Gosnell, a Sony Pictures lançou uma proposta ao governo espanhol que serviu como uma jogada perfeita de marketing para promover a produção. A ideia passou por pintar as pequenas casas de azul que, como bem sabemos, é a cor tradicional destes desenhos animados. Além disso, os produtores sugeriram também decorar as habitações com bonecos e cogumelos alusivos às personagens.

Mas, afinal porque é que a Sony escolheu esta pacata vila refundida nas colinas da Andaluzia para a estreia mundial? A resposta é simples. Júzcar tem uma longa tradição de fungos. Os Smurfs são normalmente associados a cogumelos, por terem um enorme desejo por eles. Todos os anos, no outono, a área pitoresca que rodeia a vila torna-se num paraíso para os amantes da natureza, que adoram ver pequenos cogumelos a crescer na relva.

O mais peculiar é que a ideia que parecia ser temporária manteve-se, mesmo após o lançamento e promoção dos Smurfs, pois a aldeia decidiu que queria continuar com as suas casas pintadas daquele azul característico como forma de homenagem e de preservação da sua originalidade.

A pequena vila de Júzcar era conhecida como uma das famosas aldeias brancas “pueblo blanco” da Andaluzia na qual, por motivos históricos, todas as suas casas tinham o mesmo design, assim como a cor branca e telhados avermelhados. Estes edifícios icónicos nunca passaram despercebidos e acabaram por atrair os lobos do marketing da Sony para a povoação.

Numa fase inicial os cidadãos da aldeia não ficaram satisfeitos com a ideia de transformar os seus lares numa grande mancha azul mas quando as negociações começaram a decorrer, o Concelho da vila votou de forma unânime a favor da alteração. Além disso, a Sony acordou repintar os prédios quando a publicidade ao filme terminasse, facto que nunca aconteceu.

Assim, as paredes de cada edifício, outrora brancas, foram pintadas uniformemente de azul, assim como algumas personagens do filme que passaram a aparecer junto a locais empresariais ou nas placas de trânsito. A vila de Júzcar foi transformada numa autêntica Smurfville do mundo real.

Embora a estratégia de marketing tenha durado pouco, os representantes da Sony, ao voltarem em 2012 com o objetivo de devolver o branco aos aldeões de Júzcar, ficaram surpreendidos ao descobrir que os residentes votaram para manter as tonalidades azuis nas suas casas. A decisão foi tomada devido ao grande aumento do número de turistas que visitam a vila apenas pelas referências aos Smurfs. A verdade é que a cidade que antes recebia cerca de 300 visitantes por ano, passou a acolher mais de 80 mil em 2011, facto que evidentemente trouxe benefícios ao comércio e economia locais.

Júczar passou a ser conhecida como a aldeia dos Smurfs e a organizar eventos e feiras relacionadas com o tema. Tornou-se num excelente destino para eventos culturais, gastronomia, aventuras ao ar livre e um ótimo local para os amantes de caminhadas devido aos diversos trilhos disponíveis.

A vila tornou-se num hotspot para os turistas provenientes de todas as partes do mundo e uma das mais notáveis povoações de Espanha. No entanto, a remodelação da mesma não significa que tenha perdido o seu carisma próprio, muito pelo contrário. A vida na aldeia dos Smurfs decorre naturalmente e as suas ruas estreitas e ventosas, paredes azuis brilhantes, habitantes gentis e tradições de longa data mantêm o cunho original da Andaluzia, apenas com um toque de azul.

Contudo, em 2017, Júczar perdeu numa ação judicial o direito de promover o seu turismo local utilizando referências aos Smurfs, mas podendo continuar com as casas pintadas de azul e com as referências às personagens.

Ao chegar à povoação, que fica a 22 quilómetros de Ronda, Málaga, poderá observar uma incrível paisagem verdejante que rodeia as pequenas casas azuis. Poderá alugar um carro através da Discover Cars e estacioná-lo nos arredores da aldeia, pois o caminho até lá é bastante simples. Percorrer as ruas estreitas de uma ponta à outra, também não é uma atividade que vá demorar muito tempo, bastará uma tarde.

Como é habitual nas aldeias de Andaluzia, existem bastantes miradouros nas colinas montanhosas, os quais poderá aceder através de um elevador para ter uma vista panorâmica. Assim que lá chegar poderá apreciar os murais dedicados aos smurfs, as grandes estátuas e as pinturas nas paredes das casas. É o local perfeito para tirar fotografias que ficarão bem na sua página de Instagram. Para que não lhe falte nada, Júzcar possui diversos restaurantes onde poderá apreciar as maravilhas da gastronomia andaluz.

Para ficar com uma ideia de como é a vila dos Smurfs carregue na galeria.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT