Europa

Maior parque aquático indoor da Europa já foi um hangar de aviões. Tem 650 hectares

Aberto todo o ano, o Tropical Islands tornou-se num destino de férias inesperado. Tem escorregas e uma lagoa inspirada em Bali.
Abriu em 2004.

Seja no verão ou no inverno, qualquer altura é boa para ir a um parque aquático indoor: pode fugir das altas temperaturas e da radiação solar e resguardar-se do frio num complexo cheio de atrações (e até mesmo piscinas). São muito comuns em destinos de férias paradisíacos, mas há algumas exceções. O maior parque aquático coberto da Europa, por exemplo, fica na Alemanha — a menos de 100 quilómetros de Berlim.

Se está a pensar passar pela capital alemã nos próximos tempos, o melhor é colocar um biquíni ou fato de banho na mala: vai precisar, se quiser conhecer o fantástico Tropical Island Resort. Ainda antes de se transformar num complexo cheio de atrações, este gigante de 650 hectares, construído há mais de 20 anos em Halber, a cerca de 70 quilómetros de Berlim, era um hangar de aviões, conhecido como Aerium. 

A construção do pavilhão com 360 metros de comprimento, 210 de largura e 107 de altura (um dos maiores edifícios do mundo em volume) custou 78 milhões de euros à empresa CargoLifter, que acabou por declarar falência em meados de 2002 — mas há males que vêm por bem. Em 2004, o local onde se construíam aeronaves de grandes dimensões tornou-se assim um destino de férias inesperado.

O Tropical Islands foi construído pela Tanjong, uma empresa sediada na Malásia, que adquiriu o complexo por 17,5 milhões de euros em 2003. Entretanto, em 2018, o espaço foi parar às mãos da espanhola Parque Reunidos, que pagou 226 milhões de euros pelo maior parque aquático indoor da Europa. 

Lá dentro, a temperatura ambiente é de 26 graus e é um verdadeiro paraíso, tanto para os mais pequenos como para os adultos. Afinal, são mais de 64 mil metros quadrados de grande diversão, com áreas temáticas e atividades diferentes, tais como remo, mini-golfe e, claro, os escorregas.

Para os miúdos, por exemplo, existe um parque infantil com brinquedos de navios piratas, uma parede de escalada, um escorrega mais pequeno e uma piscina cheia de bolas azuis brilhantes. Sem esquecer o Tropino Club, um espaço com uma pista de carros em miniatura, barcos de choque e um salão de jogos.

Embora os parques aquáticos sejam, tradicionalmente, considerados zonas familiares, o Tropical Islands é ligeiramente diferente: tem várias opções só para adultos, com vários spas, uma lagoa inspirada em Bali, com uma gruta, cascata e uma praia com areia, e uma sauna com as dimensões de três piscinas olímpicas. 

O antigo hangar alberga também a maior floresta tropical interior do mundo, com cerca de 50 mil plantas de 600 espécies diferentes, e a Tropical Village, com cópias de edifícios tradicionais da Tailândia e Indonésia. O chamado Mar Tropical tem uma piscina de 140 metros de comprimento.

Uma das atrações mais famosas é a maior torre de escorregas aquáticos da Alemanha, com uma altura incrível de 27 metros e cinco tobogãs diferentes. O mais temido é o Double Racer, com mais de 200 metros de comprimento. Por outro lado, o mais tranquilo é o Crazy River, com “apenas” 10 metros de altura.

Caso relaxar à beira da piscina sob um telhado de vidro não for suficiente, há um spa com vários serviços no complexo. Apesar de ser o maior parque coberto do mundo, não significa que a parte exterior tenha ficado esquecida. Durante os meses de verão, pode aproveitar o bom tempo para mergulhar nas duas grandes piscinas da Amazónia, uma área exterior com mais de 35 mil metros quadrados. É nesta zona que encontra também um campo de vólei e de futebol de praia.

O parque está aberto todo o ano e os bilhetes podem ser comprados online. Os preços começam nos 33,90€. 

Como lá chegar

O aeroporto mais perto do Tropical Islands é o de Berlim. Se partir de Lisboa, encontra bilhetes de ida e volta desde 82€. De carro, a viagem demora cerca de 30 minutos, pelo que será sempre a melhor alternativa. Caso contrário, terá de apanhar um comboio e um autocarro, numa viagem que demorará duas horas.

De seguida, carregue na galeria para conhecer o maior parque aquático coberto da Europa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT