Europa

Nesta maratona francesa bebe-se vinho para hidratar em vez de água

No evento pode ainda comer as melhores iguarias locais e passar pelos castelos de uma das regiões mais românticas da Europa.
Uma experiência diferente.

Sonhos com comida são recorrentes. Há até quem sonhe com bolos voadores ou sandes falantes. Mas já imaginou comida e exercício num mesmo cenário? Se foi algo que já lhe aconteceu, saiba que pode tornar o seu desejo em realidade e participar naquela que vai ser uma corrida épica que junta o melhor de dois mundos — desporto e gastronomia. Tudo o que precisa é de se inscrever na Marathon du Médoc.

Nesta prova, que acontece em Bourdeaux, em França, os atletas bebem vinho e comem queijo e ostras ao longo dos 42 quilómetros de corrida. O evento dá verdadeiramente um significado totalmente novo à hidratação, já que o vinho está disponível quase na mesma abundância do que a água. E como se isso não fosse suficiente, os participantes são acompanhados por uma orquestra ao vivo enquanto percorrem as belas vinhas da região de Gironde.

“Dor é apenas a palavra francesa para pão”. A frase que se tornou o lema desta corrida evidencia o verdadeiro dilema e frustração da prova. Para muitos dos participantes, o que dói não é correr durante horas, mas sim o terem de se conter para não comer tudo o que lhes apetece e assim evitar uma indigestão.

Este ano a prova aconteceu entre os dias 10 e 12 de setembro e levou 8500 pessoas a Pauillac. Pela linha de partida passaram abelhas, vacas, vikings e piratas, tudo isto, enquanto artistas faziam um espetáculo aéreo mesmo por cima do local de passagem. Para os leitores que acabaram de ficar desanimados por perder esta experiência única, a NiTtravel traz boas notícias.

Não, não vai conseguir passar três dias deste ano numa das regiões mais incríveis de França e participar na inusitada corrida. Porém, pode já planear uma próxima viagem para 2023. Sim, porque foi confirmada a próxima edição, que será a 37.ª e está marcada para os dias 1 a 3 de setembro de 2023. Claro que se não quiser participar no convívio de sexta-feira ou na caminhada de domingo, pode ficar pela maratona — que acontece no sábado, dia 2 de setembro.

Ao registar-se no site, tem a opção de se inscrever individualmente ou em grupos (a partir de duas pessoas). Um bilhete normal custa 90€, contudo, pode optar por diversos tipos de pacote que incluem desde uma refeição ou o acesso à caminhada. A NiTtravel recomenda que consulte todas as informações para ver qual a opção que melhor de adequa às suas necessidades.

Com a hipótese de incluir ou não alojamento, antes que se entusiasme e vá já a correr comprar um bilhete de avião para a cidade portuária, precisa de saber que um dos requisitos passa por ir mascarado para aquela que deve ser a melhor e a mais longa maratona de todos os tempos. Na sua bagagem, não pode faltar, então, o melhor e mais criativo disfarce de que se lembrar.

Se não quer perder a oportunidade de participar neste evento, apresse-se a inscrever-se na maratona e não se esqueça de começar também a treinar. Apesar de ser uma corrida em que o importante não é ganhar, o evento possui regras rígidas e a participação é aberta apenas a atletas maiores de 20 anos que apresentem um atestado médico. E claro, esteja atento aos pacotes que a NiTtravel vai lançando: nunca se sabe se não haverá um com um preço low cost que o leve até às terras francesas.

Carregue na galeria para ver algumas imagens da maratona mais inusitada e incrível de sempre.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT