Europa

O funicular mais íngreme da Europa onde tem de andar pelo menos uma vez na vida

Já pode visitar o lago Gelmersee, na Suíça, através desta atração para os mais corajosos e levar o seu patudo consigo.
Absolutamente vertiginoso.

Para quem não tem medo das alturas e não se importa de estar algum tempo em sítios fechados, os funiculares são um ponto de paragem obrigatória. Um dos países que usa mais este meio de transporte, é sem dúvida, a Suíça, onde grande parte do território é ocupado por montanhas e locais íngremes.

Longe da confusão e no meio da natureza descobrimos a forma mais inusitada de chegar ao Lago Gelmersee, um dos lagos suíços mais incríveis do país. Estamos a falar do Gelmerbahn: uma espécie de funicular, elevador ou ascensor — a denominação não importa — mais íngreme da Europa.

É na região de Grimselwelt que vai poder viver esta experiência única. E aproveite enquanto a zona ainda passa despercebida aos muitos turistas que visitam o spot vizinho Interlaken. Divirta-se na viagem de 12 minutos enquanto sobe a montanha e sustenha a respiração nos momentos em que estiver com uma inclinação de 106 graus.

A semelhança com uma montanha russa não passa de visual já que apesar de só ter uma barra de metal a segurá-lo ao banco, a velocidade não se assemelha a essa atração dos parques de diversão. Mas avisamos os mais sensíveis de que o passeio pode causar uma certa apreensão. A verdade é que este transporte está aberto, o que aumenta a intensidade de todo o cenário. Portanto, se levar uma mochila, recomendamos que a segure bem entre os pés para evitar que caia.

Não se deixe, contudo, assustar. É certamente uma experiência única pela qual deve passar. E bastante segura, mesmo para os miúdos. Criada em 1926 pela empresa KVO com o objetivo de transportar materiais de construção de várias toneladas, esta obra-prima tecnológica oferece agora uma atração ferroviária inesquecível.

E até pode levar o seu companheiro de quatro patas. Os cães pequenos viajam gratuitamente mas, com uma altura de ombro igual ou superior a 30 centímetros, terá de comprar um bilhete de miúdo.

A cerca de uma hora de carro desde Lucerna, a pequena, mas conhecida cidade suíça, e a outros 50 minutos de Interlaken, o seu acesso é bastante fácil. As estradas que o levam até a este ponto são muito boas, portanto, se tiver carro, não precisa de se preocupar. Basta colocar no GPS a cidade de Handegg e terá a rota detalhada. No local há estacionamento gratuito.

Como alternativa, sugerimos também que opte pelos transportes públicos. A viagem é igualmente descomplicada. A partir de Lucerna ou Interlaken Ost, pode apanhar um comboio até Meiringen. Desse ponto, recomendamos que apanhe um autocarro até Handegg (esta última parte da viagem demora cerca de 20 minutos).

A viagem no funicular custa cerca de 36€ por adulto (ida e volta) e 18€ para os miúdos, mas para quem chegar de transportes públicos, é feito um desconto de 15 por cento. O bilhete pode ser comprado online ou no Tourist Centre Grimseltor em Innertkirchen e ainda na Gelmerbahn base station. No caso de comprar através do site oficial, terá de marcar uma hora específica.

Mas atenção: mesmo que compre o bilhete no espaço físico, vai ter de escolher um horário certo para o regresso. Portanto, deve ir já com uma ideia de quanto tempo quer passar lá em cima, quais os trilhos que pretende percorrer ou quanto tempo quer aproveitar para ver o lago. É recomendado que chegue, pelo menos, 15 minutos antes da hora marcada, de forma a garantir que os assentos sejam reservados — o Gelmerbahn tem capacidade para 24 passageiros.

Uma vez no topo da montanha, a 1860 metros acima do nível do mar, aconselhamos que faça um passeio pelo selvagem e romântico Lago Gelmersee ou uma caminhada até Gelmerhütte. Vai ficar impressionado com a cor da água e com a paisagem entre os Alpes.

São vários os trilhos existentes na região com duração e intensidades diferentes. Se quiser apenas ver a vista, o ideal é fazer um passeio à volta do lago, que pode demorar cerca de uma hora. Também pode caminhar até Gelmerhütte, que tem uma vista incrível para o Lago Gelmersee.

Este é, sem dúvida, um dos spots que tem de colocar na sua bucket list deste verão. Aproveite enquanto o Gelmerbahn está aberto — tem até outubro para visitá-lo. Este ano, nos meses de julho e agosto, o ponto turístico está aberto das 9 às 17 horas, sendo que a última subida é feita às 16h36 e a última descida às 16h48. De setembro a outubro funciona das 9 às 16 horas, sendo a última subida às 15h48 e a última descida às 16 horas.

Carregue na galeria para ver mais imagens do funicular Gelmerbahn.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT