O grupo nacional SANA anunciou esta quinta-feira, 27 de abril, a aquisição de um hotel de charme com cinco estrelas em França: o Auberge du Jeu de Paume, no distrito de Chantilly, a 40 quilómetros de Paris. A unidade hoteleira conta com 68 quartos e 24 suites, um spa de 600 metros quadrados, dois restaurantes e um bar.
“Trata-se de um hotel com características únicas e ímpares”, avança o grupo SANA, que o descreve como um espaço “muito procurado como destino de amantes de golf e equitação”, especialmente pelos seus magníficos campos e jardins.
O Auberge du Jeu de Paume fica bem perto do Castelo de Chantilly, cuja história remonta a 1386, quando uma fortaleza foi construída na propriedade. Guillaume de Montmorency, que herdou a propriedade em 1484, derrubou a edificação para construir um castelo privado. Já Louis Bourbon, o herdeiro seguinte, convidou os maiores artistas da época para exporem as suas pinturas no interior. O castelo acabou por ser demolido durante a Revolução Francesa, mas foi reconstruído de 1875 a 1881 para servir como museu.
Atualmente, o Castelo de Chantilly guarda a segunda coleção de arte mais importante de França, logo a seguir ao Louvre, com obras-primas de Poussin, Raphael, Delacroix e Van Dyck, bem como uma extensa biblioteca com 50 mil livros.
Repleto de toda essa história e glória está um hotel muito especial: o Auberge du Jeu de Paume, que agora pertence ao grupo português SANA. Fica perto do grande arco de pedra que leva ao famoso castelo e o nome é derivado do Jeu de Paume, o antigo campo de ténis real do século XVIII que agora é usado para exposições.
Inaugurado em 2012, no local de uma antiga sede da polícia, a decoração elegante e discreta do Auberge du Jeu de Paume faz com que os hóspedes se sintam dentro de um castelo restaurado do século XVIII, em vez de um hotel recém-construído. Construído em estilo de mansão histórica, com uma fachada clássica de cor creme para combinar com o vizinho Jeu de Paume, a decoração do Auberge pretende recriar os quartos extravagantes ao estilo de Luís XV.
Na altura, o diretor do hotel de luxo, Pascal Groëll, explicou que esta era uma “experiência nova e totalmente adequada no coração de Chantilly, que enriquece a posição da propriedade como um destino turístico de luxo”. Rapidamente o hotel alcançou esse estatuto de alto luxo, ao tornar-se membro da prestigiada organização Relais & Chateau Hotel, em 2013 — o ano em que recebeu a classificação de cinco estrelas.
A tarefa de criar o ambiente do século XVIII coube ao arquiteto Didier Poignant, que já tinha alguma experiência em projetar hotéis clássicos. Os 68 quartos e 24 suites apresentam tapetes enormes, tecidos cor de vinho ou azul e poltronas de carvalho semelhantes às de Luís XV. Muitos dos quartos têm vista para a fonte de Beauvais, assim como para os encantadores jardins do castelo. Já as casas de banho, são espaçosas e revestidas em mármore.
Além dos 92 quartos, o luxo é visível nos dois restaurantes, salões e spa. O La Table du Connétable é um restaurante gourmet com vista para os jardins do Castelo de Chantilly, enquanto que o Le Jardin d’Hiver privilegia a gastronomia francesa e os produtos sazonais, num ambiente elegante e descontraído.
Quanto ao spa do hotel, os hóspedes podem aproveitar as cinco salas de tratamento (incluindo uma de tratamento dupla), banho turca, sauna e jacuzzi. As estadias nos quartos duplos clássicos começam nos 256€ por noite e as reservas podem ser feitas online.
O hotel de charme francês é a primeira unidade SANA no posicionamento SANA Luxury Edition. O grupo, que tem 16 hotéis em Portugal, adianta que vai continuar a apostar na internacionalização.
Como lá chegar
O aeroporto mais perto do hotel de charme é o de Charles de Gaulle. Se partir de Lisboa, encontra bilhetes de ida e volta desde 69€. Ao chegar, só precisa de apanhar dois autocarros: o primeiro faz paragem em Senlis Gare Routière e o segundo em Chantilly Notre-Dame-Musée Du Cheval-Château.
De seguida, carregue na galeria para conhecer o novo hotel do grupo português SANA.