Passar o dia a saltar em trampolins é daquelas atividades que nunca passam de moda — e é sempre uma diversão garantida. Prometem momentos de muitas gargalhadas, assim como algumas quedas (seguras) pelo meio.
Apesar de estarem associados mais aos miúdos, a verdade é que têm um apelo universal que transcende as barreiras da idade. Por esse motivo, os parques dedicados apenas aos trampolins têm-se tornado um sucesso em todo o mundo. Alguns deles, contudo, têm características que o tornam ainda mais especiais.
É o caso do Bounce Below, que nasceu no interior de uma caverna, na cidade mineira de Blaenau Ffestiniog, no País de Gales. Pode parecer um verdadeiro pesadelo para os claustrofóbicos, mas é uma experiência que todos deveriam ter pelo menos uma vida. Afinal, saltar em pranchas elásticas a 30 metros abaixo da superfície da terra não é algo que se faz todos os dias.
Inaugurada em 1846, a pedreira cresceu durante a Revolução Industrial, quando 17 mil pessoas extraíram meio milhão de toneladas de rocha cinzenta por ano, que depois era exportada para todo o mundo. À medida que a procura destas rochas metassedimentares diminuiu, muitas minas acabaram por ficar abandonadas, como foi o caso das Llechwedd.
Hoje em dia, já não se encontra em funcionamento, mas o local continua a ser um centro de atividade. Tudo graças à Zip World, uma empresa galesa de atividades de aventura ao ar livre que transformou as cavernas de ardósia num paraíso de trampolins, em 2014.
@zipworld
“A ideia surgiu quando o meu parceiro de negócios viu algo do género numa floresta em França, mas nunca tinha sido feito dentro de uma caverna, é o primeiro do mundo”, disse ao “Daily Post” o proprietário da Zip World, Sean Taylor.
A atração turística é composta por três trampolins gigantes suspensos em toda a caverna, que vão de seis a 55 metros de altura. Pode parecer assustador e até perigoso à primeira vista, mas as redes nas paredes protegem as pessoas de correr riscos durante os saltos.
“Construído numa área com o dobro do tamanho da Catedral de São Paulo, em Londres, há muito para ser explorado neste país das maravilhas subterrâneo”, lê-se no site. A experiência torna-se ainda mais surreal graças às luzes LED coloridas, que iluminam a escura caverna durante os saltos.
Para andar de um trampolim para o outro, os visitantes podem descer um escorrega (o maior tem 18 metros de comprimento), rastejar por túneis ou subir e descer umas escadas em espiral. A atividade demora cerca de uma hora e, antes de saltar, os clientes são obrigados a vestir um macacão de algodão com um capacete. Depois, entram num comboio e viajam para dentro da montanha durante cinco minutos.
A atividade subterrânea custa 30€ e os bilhetes podem ser comprados online. Além do incrível parque de trampolins, o Zip World apresenta ainda a maior tirolesa subterrânea do mundo e um mini-golfe com o mesmo conceito.
Como lá chegar
Apesar de estar situado no País de Gales, o melhor aeroporto para aterrar é o de Manchester, em Inglaterra. Se partir de Lisboa, encontra bilhetes de ida e volta a partir de 26€. Ao chegar, terá de apanhar dois comboios: um até Llandudno Junction (uma viagem de 2h30) e o segundo até Blaenau Ffestiniog (mais uma hora), onde encontrará o parque.
Carregue na galeria para conhecer melhor o incrível parque de trampolins subterrâneo.