Europa

Papas arrugadas: as tapas que tem mesmo de provar em Tenerife

O petisco espanhol é super fácil de fazer em casa e há um spot perfeito onde pode experimentar o prato.
São super apetitosas.

Tenerife é a maior ilha do arquipélago das Canárias, em Espanha. É conhecida pelas suas paisagens vulcânicas com praias de águas transparentes e areia escura. A natureza na ilha é incrível e as cidades de estilo colonial também.

Além das paisagens naturais, a gastronomia é um ponto forte desta ilha. Um dos pratos mais conhecidos são as papas arrugadas, que fazem parte das tradicionais tapas espanholas. Basicamente são batatas com uma crosta de sal, acompanhadas com um molho de pimento e alho, chamado Mojo Picon. Se ficou com vontade de experimentar este prato, vamos ensinar-lhe como pode fazê-lo em casa e o melhor spot para prová-lo em Tenerife.

Este é um petisco muito fácil de confecionar. Primeiro é preciso ter batatas, claro. Deve escolher batatas amarelas e pequenas. Como são cozinhadas sem descascar, no início tem de lavá-las bem e garantir que ficam sem terra. De seguida coloque-as num tacho com água, sem cobrir as batatas. Quando a água começar a ferver, junte-lhe sal e não tenha receio pois não vão ficar salgadas.

As batatas devem estar cozidas dez minutos depois. A seguir tem de escorrer a água do tacho. Volte a colocar as batatas ao lume baixo e vá agitando o tacho até que a pele das batatas comece a ficar com uma crosta de sal e com um aspeto enrugado. As batatas já estão prontas, agora só falta o molho, que é muito fácil de fazer.

Para esta receita vai precisar de meia cabeça de alho, duas malaguetas, uma colher de sobremesa de cominho e outra de pimentão doce, 30 mililitros de vinagre e 120 mililitros de azeite e sal e pimenta a gosto. Depois é só colocar todos os ingredientes numa batedeira e triturar até que fique com uma aparência um pouco espessa, mas homogénea.

Porém, antes de experimentar a receita em casa, tem de ir à sua origem. Temos a sugestão perfeita para que possa provar as papas arrugadas na ilha de Tenerife. La Hierbita é o restaurante mais conhecido em Tenerife para experimentar esta iguaria. Fica no centro histórico de Santa Cruz de Tenerife, a capital da ilha, e serve comida caseira e tradicional.

É um espaço pitoresco bem ao estilo colonial das Canárias. A oferta é de pratos regionais, feitos com produtos da ilha e sustentáveis. A dose de papas arrugadas custa apenas 4,85€, mas a carta tem outros pratos bem tradicionais como gambas al ajillo, tortilla ou solomillo.

Se leu o artigo até aqui e ficou com vontade de ir a Tenerife provar estas tapas, saiba que a NiTtravel lançou um incrível pacote para a ilha das Canárias por apenas 400€.

De seguida carregue na galeria para ver mais imagens de Tenerife e do restaurante onde pode provar as papas arrugadas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT