Europa

Saiba como fazer e onde provar uma das mais famosas receitas gregas: a moussaka

Este prato é comparado à lasanha italiana, mas é feito com beringela e carne picada de cordeiro.
Tem um aspeto delicioso.

A gastronomia grega é conhecida por ser muito saudável, baseando-se na dieta mediterrânea. O azeite é o ingrediente principal dos pratos gregos. As azeitonas, o queijo feta, cordeiro e legumes, como o pepino, também são muito populares. As suas receitas têm uma mistura de influências, de povos que habitaram a Grécia, como é o caso da Itália, Balcãs, Turquia e Médio Oriente.

Um dos pratos mais conhecidos na Grécia é a moussaka. É uma receita parecida com a lasanha, mas as suas bases são a beringela e a carne de cordeiro. Foi criada em 1910 pelo chef Nikolaos Tselementes, um dos cozinheiros gregos mais influentes da época.

Diz-se que é inspirada num outro prato árabe, também à base de beringela. Se só com esta descrição já ficou com água na boca, vamos dar-lhe a receita, para que possa recriá-la em casa.

Do que precisa

— 2 beringelas

— 500 gramas de carne de cordeiro picada

— 1 cebola

— 1 dente de alho

—  azeite

— 5 tomates

— 1 colher de sobremesa de concentrado de tomate

— sal, pimenta e canela

— molho bechamel

Como se faz

Lave e corte as beringelas em fatias finas. Depois coloque as fatias num tabuleiro de forno com azeite, sal e pimenta, durante 20 minutos, a 200 graus. Enquanto a beringela está no forno, comece a fazer o molho de tomate. Para isso, tem de colocar os tomates sem pele e cortados em cubos numa panela com azeite. Tempere com sal e pimenta e junte uma pitada de canela e o concentrado de tomate. Misture e deixe cozinhar cerca de 15 minutos.

Agora é hora de preparar a carne. Comece por refogar a cebola em azeite e quando esta já estiver transparente, junte a carne picada. Deixe cozinhar por um tempo e depois pode juntar o molho de tomate, juntamente com o alho picado. Misture tudo e deixe cozinhar cerca de 15 minutos.

Quando a carne e a beringela já estiverem cozinhadas, coloque as fatias de beringela numa travessa grande, untada com azeite. De seguida coloque a carne e, por cima, mais uma camada de beringela. Regue a mistura com o molho bechamel. Por cima pode colocar uma pitada de orégãos. Leve ao forno por 35 minutos a 180 graus e está pronto a servir.

No entanto, mesmo fazendo a receita em casa, não há nada como experimentá-la no próprio local de origem: a Grécia. Este prato é servido em toda a região, mesmo nas ilhas, como é o caso de Creta. O Restaurante Gramvousa fica numa grande quinta na cidade de Kaliviani, perto da mais famosa praia de Creta, a Balos Beach.

É um spot pitoresco e tradicional com arquitetura e estilo mediterrâneo. Serve pratos tradicionais gregos, feitos com ingredientes plantados na própria quinta. Neste restaurante pode provar a moussaka por apenas 10,70€.

Se chegou até aqui, temos a certeza que está cheio de vontade de marcar um voo para Creta para provar esta iguaria. Não perca mais tempo, a NiTtravel tem um programa de uma semana para Creta por apenas 599€ em regime de tudo incluído. O melhor é apressar-se antes que os lugares esgotem. 

De seguida carregue na galeria para ver mais imagens deste prato típico grego.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT