Europa

Valldemossa: a vila pitoresca em Maiorca onde viveram grandes artistas mundiais

A pequena região espanhola tem monumentos históricos, muita natureza e praia.
Tem uma vista incrível para a Serra de Tramuntana.

Valldemossa é uma povoação que faz parte da paisagem montanhosa da Serra de Tramuntana, na ilha de Palma de Maiorca. É uma vila pitoresca, com casas de pedra e ruas íngremes e estreitas. Apesar de se encontrar no meio da serra, Valldemossa está a poucos quilómetros da praia, onde se encontra o seu porto. Esta proximidade ao mar resulta numa gastronomia muito voltada para o peixe e marisco. E como é característico da Serra de Tramuntana, Património da Humanidade, há socalcos de oliveiras e amendoeiras em torno da vila.

Esta vila é muito conhecida por ter hospedado o famoso compositor Frédéric Chopin e a sua mulher e escritora George Sand, no inverno de 1838. A autora falou sobre Valldemossa no livro “A Weekend in Majorca” e essa referência foi suficiente para tornar a vila numa das mais visitadas da ilha.

Embora seja uma atração por si própria, há vários monumentos que pode visitar. Por exemplo, a Cartuja de Valldemossa é o edifício mais famoso da vila. Foi um palácio até que o Rei Sancho o vendeu aos monges, tornando-se num mosteiro. O edifício conta com uma capela, uma biblioteca e quartos.

No interior do palácio já ficaram hospedados vários artistas e celebridades ao longo da história, incluindo o próprio Chopin e a mulher. Como as duas figuras foram tão importantes para o desenvolvimento da cidade foi criado o Museu Chopin e George Sand, onde é possível ver o piano que pertencia ao autor e também outros objetos utilizados pelos dois durante a sua estadia em Maiorca.

A Ermida da Santíssima Trindade é outro ponto de paragem obrigatória para quem visita a ilha. Está meio escondida entre a vegetação, num local calmo e tem uma vista incrível sobre a cidade.

Se é fã de natureza saiba que também pode fazer caminhadas pela Serra de Tramuntana. Por isso foram criados vários trilhos para que os visitantes possam contemplar as paisagens únicas da ilha. A Rota Son Olesa vai até ao miradouro com o mesmo nome, parando depois no porto da vila.

Do porto passamos para a praia de Valldemossa. A Cala As Marina, como se chama, é uma pequena praia com águas claras e rodeada por montanhas cheias de vegetação, uma paisagem incrível para ver enquanto se dá um mergulho no mar.

Quando já estiver com fome, visite a Via Vlanquerna, a rua que reúne os melhores restaurantes e bares da vila. E se lhe apetecer um doce depois da refeição, não se esqueça de provar a famosa especialidade de Valldemossa: a coca de patata. Este doce típico é feito com ovos, farinha, açúcar, manteiga e batatas.

Se ficou com vontade de conhecer a vila pitoresca de Maiorca, reserve este pacote da NiTtravel para Palma de Maiorca por apenas 500€ em regime de tudo incluído.

Carregue na galeria para ver mais imagens de Valldemossa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT