NiTtravel

A caminhada que o leva à descoberta de um paraíso escondido na ilha da Madeira

Chama-se Lagoa do Vento e é um dos trilhos menos conhecidos da ilha.
É incrível.

Na hora de escolher uma atividade para se manter ativo, é importante que seja algo que o motive e que o faça continuar. As caminhadas ao ar livre são uma boa opção para quem adora explorar novos locais e praticar exercício ao mesmo tempo — os trilhos acabam por ser incontornáveis. E quando pensamos nas belíssimas rotas que podemos percorrer em território nacional é impossível não nos lembrarmos, quase imediatamente, das levadas na Madeira. A visita à ilha é a solução perfeita para quem gosta de caminhar, ainda tem uns dias de férias para tirar e sonha poder combinar as duas coisas.

Os trilhos mais conhecidos são pelas famosas levadas, mas existem outros menos conhecidos que são igualmente mágicos. No meio da natureza, no coração da Calheta encontra-se um dos segredos mais bem guardados da ilha, a lagoa do Vento. Para chegar até lá pode fazê-lo com a Madeira Best que organiza trilhos pelos locais mais icónicos da região. Esta caminhada começa no Paúl da Serra e depois passa por várias lagoas e quedas de água com vistas únicas sobre o vale do Rabaçal.

Quem lá quer chegar tem de estar preparado para uma aventura porque, a partir de determinado ponto, o caminho é acidentado, irregular e escorregadio, explicam os responsáveis pelas caminhadas. Mas vale a pena: ao longo do percurso irá deparar-se com uma incrível beleza natural, entre a vegetação luxuriante e as panorâmicas dos vários miradouros. Quando chegar ao fim do trilho irá encontrar um paraíso: águas que se precipitam do alto da escarpa da Ribeira do Lajeado e que precedem a queda de água que banha a lagoa de cores serenas e envolta numa natureza inspiradora. Uma vez lá, pode mergulhar nas águas límpidas.

Esta é a promessa da Madeira Best que organiza trilhos por esta zona da ilha, todas as quintas-feiras. São 10 quilómetros percorridos durante quatro a cinco horas, e no final pode mergulhar nas águas cristalinas da lagoa.

O acesso faz-se exatamente como se fosse até às 25 Fontes (ou Risco) a partir da E.R. 105 (Antiga E.R. 110), onde se inicia a descida até ao Posto Florestal do Rabaçal. A Câmara Municipal da Calheta alerta que ao longo do trajeto rumo à lagoa irá atravessar alguns pequenos ribeiros resultantes de pequenas ramificações dos principais canais, como por exemplo a Ribeira Grande e Ribeira do Alecrim, “pelo que deverá circular com cuidado redobrado até esta zona”.  Aos caminhantes é recomendado que usem de calçado confortável e levem uma garrafa de água e um impermeável.

Para fazer o trilho com a empresa precisa de se inscrever no site da organização. Tem o custo de 37€ para adultos e 18€ para crianças. Este valor garante um guia qualificado, transporte, seguro e recolha e entrega no hotel.

Carregue na galeria para descobrir mais algumas imagens desta magnífica caminhada.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT