NiTtravel

A praia fluvial que é o maior fenómeno do verão em Viseu

Se passar por Castro Daire, vai ter mesmo de dar um mergulho na praia da Folgosa. É um bilhete-postal da região.
Tem de conhecer a praia fluvial da Folgosa.

As praias fluviais são cada vez mais procuradas pelos turistas que procuram alternativas às agitadas praias da costa portuguesa. Um desses exemplos fica em Viseu e é um verdadeiro tesouro nacional. Rodeada por arbustos e com um grande espaço natural para banhos, a praia fluvial da Folgosa está a ser um dos spot mais concorridos do verão, cuja época balnear termina no dia 15 de setembro.

Distinguida, em 2020, pela QUERCUS como “Qualidade de Ouro”, as águas desta praia são conhecidas por serem das menos poluídas da Europa. A represa natural dá ao local um ar mais selvagem, perfeito para nadar e pescar.

Localizada na margem direita do Rio Paiva, perto da aldeia de Folgosa, no concelho de Castro Daire, a praia é explorada pelo Grupo Desportivo e Recreativo de Folgosa. Vigiada por nadadores-salvadores, disponibiliza casas de banho com balneários e outras infraestruturas de apoio.

Se é daquelas pessoas que não conseguem passar o dia deitadas, anime-se. Por aqui também pode jogar à bola no campo de futebol de praia e alugar gaivotas para dar um passeio pelas águas transparentes. As variações no caudal do rio permitem, em alguns sítios, praticar desportos aquáticos radicais. Existe ainda um parque infantil para os miúdos se entreterem.

Ao redor existe um parque de merendas com mesas de piquenique, bancos e grelhadores, para as famílias que querem passar o dia inteiro por lá. Nas horas de maior calor, aproveite para comer um gelado na esplanada do Bar da Praia, que está aberto todos os dias até às duas horas da manhã.

Pode até levar a tenda e material de campismo, já que existe uma área reservada para o campismo selvagem. Os fãs de observação de pássaros também vão gostar de saber que este é um local de passagem do melro-de-água, do guarda-rios e da garça-real.

Para lá chegar de carro, saia na saída 6 da A24 em direção a Castro Daire. A praia fica a cinco minutos a partir desse ponto. Tenha atenção à fase final do percurso: a estrada é estreita e em certas zonas só passa um carro de cada vez. Quando chegar, pode deixar o carro no parque de estacionamento, que é pago.

Para uma escapadinha mais ativa, sugerimos que faça o Trilho das Levadas (PR7). Num trajeto circular, vai percorrer as incríveis paisagens do vale do Paiva. Depois de atravessar o rio Mau, o caminho segue por moinhos e levadas históricas que vão deixar qualquer Instagram muito mais rico.

De seguida, carregue na galeria para conhecer melhor a praia fluvial da Folgosa.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT