NiTtravel

A praia secreta do Alentejo que é um dos refúgios mais bem guardados de Portugal

Protegida por um castelo e paisagens incríveis, a praia fluvial de Belver é perfeita para quem quer fugir aos turistas.
A praia tem vista direta para o castelo.

Hoje em dia, mais do que nunca, existem turistas à procura de alternativas às praias cheias de banhistas. A NiTtravel tem vindo a revelar alguns dos recantos mais secretos do País, seja em Tróia, Comporta e até em Oliveira do Hospital. Desta vez, é no Alto Alentejo que fica um dos segredos mais bem escondidos de Portugal.

Sem bolas a voar de um lado para o outro, sem miúdos a correr e sem os pais a gritar. No Gavião, a distância em relação aos principais centros urbanos que podia ser um obstáculo é agora um convite para escapadinhas bastante tranquilas. É em Belver que vai encontrar o spot perfeito para relaxar enquanto se refresca em pleno Tejo. Não espere mais e siga de carro pela Estrada Nacional até Penela. Entre depois no IC8 até à saída de Belver e aproveite as belas paisagens pintadas pelas incríveis serras que vai encontrar pelo caminho.

Chegando a Belver, a primeira coisa que lhe vai saltar à vista é seguramente o Castelo. Situado num sítio privilegiado, com vistas magníficas, quer para o rio como para a paisagem circundante, é ideal para tirar fotografias espetaculares. Aberto das 9h30 às 12h30 e das 14 horas às 17h30, encerra às segundas, terças de manhã, último domingo de cada mês e em alguns feriados.

Com um formato oval, foi construído no reinado de D. Sancho I e ficava na linha defensiva do Tejo contra as investidas muçulmanas. Apesar de ter ficado danificado devido ao terramoto de 1755, encontra-se em muito bom estado. Por 2€ vai ter a oportunidade de conhecer toda a sua história enquanto visita a muralha, a torre e a pequena capela do Castelo.

Os miúdos até aos 14 anos não pagam e é possível também comprar um bilhete por 4€ que dá acesso ao Castelo, ao Museu do Sabão e ao Museu das Mantas. O Museu do Sabão é um dos quatro existentes no planeta e dá a conhecer a história do sabão no mundo, em Portugal e em Belver, além de ensinar a fazer este produto. No Museu das Mantas e Tapeçarias de Belver, pode reviver os costumes do passado, ter contacto com os teares, as matérias-primas e os seus instrumentos de trabalho.

Aproveite o tempo para enriquecer os seus conhecimentos, mas não se esqueça do motivo pelo qual lá foi — descobrir o destino secreto que lhe queremos revelar: a praia fluvial do Alamal e o seu passadiço. E é a partir do Castelo que vai ter a primeira perspetiva para o spot. Chegando ao areal, a vista, que agora é outra, continua a ser magnífica. Destaca-se, no topo da colina, o castelo de Belver numa paisagem em que o verde da vegetação contrasta com as águas tranquilas do Tejo.

A praia fluvial da Quinta do Alamal está integrada num cenário deslumbrante, entre a barragem de Belver e a barragem do Fratel. Esta praia faz parte de um complexo de lazer que, além de infraestruturas de apoio à zona balnear, inclui um Centro de Aventura que oferece várias atividades como rappel, slide ou passeios de barco e canoa.

Com bandeira branca enquanto praia acessível para todos, esta é uma praia fluvial vigiada, onde vai poder ter a companhia dos muitos patos que por lá nadam. Se prestar atenção, vai conseguir também ver, do outro lado do rio, um comboio a passar de vez em quando. Recomendamos que faça um piquenique no parque de merendas.

Ao final da tarde, quando o sol começar a baixar, sugerimos que percorra o passadiço de madeira que passa a margem do rio entre a praia e a ponte de Belver, com admiráveis pontos de observação da flora e da fauna. De fácil acesso e com poucos quilómetros, tem apenas uns pequenos degraus a meio do percurso. O passeio é simplesmente deslumbrante, com o rio sempre ao pé e o Castelo de Belver no cimo do monte.

E por que não terminar o dia com um jantar num restaurante regional típico e provar algumas especialidades alentejanas? Para completar toda a experiência, escolha as migas, o ensopado de borrego ou plumas de porco preto. O peixe do rio também é uma boa opção.

Belver é verdadeiramente um dos recantos mais bonitos do nosso País e um dos segredos mais bem guardados do Alto Alentejo. Carregue na galeria para ver mais imagens deste spot.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT