Após vários anos a trabalhar na área da restauração em França, o casal Alberto Oliveira e Marie — ele português e ela francesa — decidiu que estava na altura de uma mudança. Em 2015, a família viajou para Portugal sem bilhete de regresso. “Cansaram-se um pouco da vida em França e vieram já com a ideia de desenvolver um projeto de alojamento rural. Queriam um novo desafio”, conta à NiT a filha, Izaura Oliveira, de 28 anos.
O primeiro passo foi procurar o terreno, um processo que demorou cerca de um ano. Após várias visitas, descobriram uma quinta na freguesia de Balança, em Terras de Bouro. “A propriedade estava abandonada há cerca de 10 anos, mas consideraram que tinha potencial para fazer algo maior. Era um terreno com sete hectares, em socalcos, mesmo rodeado pela natureza”, confessa.
O “impacto da natureza” e “o ar puro” foi o que mais conquistou o casal logo à primeira vista. Isso, e o facto de os vizinhos mais próximos estarem a mais de 300 metros de distância. Após a aquisição da propriedade, em 2016, arrancaram com as obras, sempre com o intuito de “reestruturar e preservar o património”.
Apesar de estar praticamente em ruínas, conseguiram aproveitar as paredes originais da casa principal para fazer erguer o alojamento que tanto sonharam. Os antigos estábulos, que ficavam no piso térreo do edifício de três andares, foram convertidos em quartos.
“Tentámos encontrar um equilíbrio entre as paredes de pedra originais, para manter o traço português, mas por dentro são todas brancas para deixar entrar mais luz. Também trabalhámos muito com madeira e na decoração colocámos algumas fotografias da quinta a preto e branco, para dar aquele ar mais rústico”, destaca.
Após terem colocado “todo o coração” nas obras, a Quinta de Grovelas ficou concluída no final do ano passado, altura em que começou a receber os primeiros hóspedes. Situado às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, o novo turismo rural é composto por sete quartos, com cerca de 30 metros quadrados cada um, todos com uma “vista incomparável”.
Com sete hectares de terreno, onde a “fauna e a flora florescem”, o “enorme jardim verde” é o grande destaque da propriedade. A começar pela piscina, situada mesmo em frente à casa, onde os hóspedes podem mergulhar com vista para toda o “espetáculo circundante”.
O solário, onde podem aproveitar para apanhar sol nos dias de verão, e a zona de pequenos-almoços ao ar livre são outros dos destaques. As área de lazer estão rodeadas pelo pomar e por árvores selvagens que ali habitam há vários anos.
Durante a estadia é possível encontrar outros habitantes: os cavalos Égas, Rita e Nikita, que passam os dias a “cortar a relva”. “Os hóspedes podem conviver com os animais, podem dar-lhes comida e mimos, que eles tanto gostam”, adianta a responsável. O gato Tchoupi, “responsável pelas sestas”, e o cão Sam, o “segurança mais fofo”, são outros dos moradores da Quinta de Grovelas.
Entre as atividades que pode fazer durante a escapadinha, a responsável sugere passeios de cavalo, atividades aquáticas (como caiaque) na marina de Rio Caldo, a menos de 30 minutos da quinta, ou perder-se nos trilhos do único parque nacional do País.
Quanto aos preços da estadia, os valores rondam entre os 110€ e os 130€ por noite, com pequeno-almoço incluído. As reservas podem ser feitas online.
Carregue na galeria para ver mais imagens do novo turismo rural Quinta de Grovelas.