“Sou a Carla Mendes, tenho 50 anos e sou completamente apaixonada pelo Gerês”. Foi assim que a portuense, que acabou de abrir um alojamento em Terras de Bouro, se apresentou à NiT. Apesar de viver e trabalhar no Porto, desde os 20 anos que “foge” para o Parque Nacional da Peneda-Gerês, um “dos sítios mais maravilhosos de Portugal”, sempre que pode. Foi esse amor que a levou a descobrir “uma forma de viver toda aquela plenitude”.
Carla e o marido, José Alberto, começaram a pensar em abrir um alojamento no Gerês há cerca de cinco anos. Além de adorar aquela região, apaixonou-se “perdidamente” pela área do turismo quando trabalhou num alojamento local no Porto. “Adoro estabelecer ligações com pessoas e pensei que poderia fazê-lo de outra forma no Gerês”, conta à NiT.
Quando encontrou uma propriedade à venda em Terras de Bouro, no distrito de Braga, não pensou duas vezes: “Tive uma sensação inexplicável, como se fosse um déjà vu qualquer. Imaginei que ia ser feliz e fui apenas atrás do sonho”. As ruínas de pedra deram lugar a construções contemporâneas e a localização ganhou uma nova vida.
O casal construiu tudo de raiz, com uma arquitetura diferente do que se costuma encontrar nas zonas rurais. Poderíamos chamar-lhe “uma cabana moderna”, onde a pedra foi substituída pelo ferro e as paredes são em vidro para que os visitantes possam admirar a paisagem sem precisarem sair do alojamento.
“O design é mais moderno. Considero este modelo de cabana mais atrativo por causa do telhado e queria alguma coisa onde se pudesse ver o exterior mesmo quando está a chover”, explica. Com tudo pronto para começar a receber hóspedes, as Casas de Bouro abriram oficialmente as portas no final de dezembro.
O alojamento é composto por três casas, sendo que duas são de tipologia T1 (acomodam quatro hóspedes) e a outra é um T2, com capacidade máxima para seis pessoas. Todas têm paredes de vidro e um terraço privativo com vista para a serra, assim como uma lareira na sala de estar para aquecer os dias mais frios e uma cozinha totalmente equipada.
Quanto à decoração, Carla confessa que não pôde deixar de lado a madeira, que é tão característica do Gerês. Por isso, espere encontrar peças únicas, criadas de propósito para as Casas de Bouro.
Já no exterior, os hóspedes podem aproveitar a piscina comum, com vista para a serra, assim como a churrasqueira e os jardins da propriedade. As reservas podem ser feitas no Booking e os preços rondam os 120€ para duas pessoas e 150€ para quatro.
Carregue na galeria para conhecer este novo alojamento no Gerês.