NiTtravel

Esta piscina infinita com água a 30 graus é “uma das joias” do novo hotel do Dão

O Puro, em Nelas, tem um spa no rooftop e vistas incríveis sobre a Serra da Estrela. Alguns dos quartos até têm jacuzzi.
É um luxo.

Rodeada de montanhas, bem no centro de Portugal, o Dão é uma das mais importantes regiões vinícolas portuguesas, e a segunda mais antiga do País. É o verdadeiro paraíso para os amantes de bons vinhos e gastronomia beirã — e agora tem um novo hotel para os receber. Até mesmo nos dias mais frios.

Com vista para as vinhas e para a incrível Serra da Estrela, que agora está pintada de branco devido à neve, o Puro Dão Hotel & Spa chegou à freguesia de Nelas para colmatar uma lacuna: a escassez de unidades hoteleiras numa região que tem tanto para oferecer.

Quando vários empresários que nasceram na zona se juntaram, perceberam que podiam criar ali “um produto diferenciado”. “Já existem experiências muito autênticas por aqui, como provas de vinho e outras atividades relacionadas com as tradições locais, mas sentimos que não existia uma oferta hoteleira à altura dessa procura”, começa por contar à NiT Silvana Marques, administradora do hotel.

Em 2020, após terem adquirido dois lotes de terreno, deram início à construção de um empreendimento que pudesse ser refúgio para aqueles que “procuram momentos de tranquilidade e relaxamento”. Esse foi sempre o conceito principal do projeto. “É o local onde as pessoas podem fugir do stress do dia a dia e aproveitar a beleza autêntica da região”, destaca.

Numa das propriedades existiam pré-existências de uma casa tipicamente beirã, pelo que reaproveitaram grande parte dos materiais que encontraram por lá, como a madeira. “O edifício foi todo concebido a pensar na sustentabilidade e no cuidado ambiental. Mesmo com temperaturas abaixo do zero, as pessoas não sentem necessidade de ligar o ar condicionado, por exemplo”, realça.

Após três anos de obras, o Puro Dão Hotel & Spa recebeu os primeiros hóspedes em julho do ano passado — mas está longe de estar concluído. “É um projeto que está em constante mudança”, garante Silvana. Nesta primeira fase, abriram ao público com 46 quartos, mas “num futuro próximo”, chegarão aos 51, dos quais seis serão suites.

Com uma decoração moderna, informal e sofisticada, a maioria das unidades de alojamento possui varandas generosas, de onde se avistam as montanhas. Outros, dispõem ainda de um jacuzzi privativo interior.

Uma das “joias” do hotel é a zona de spa, num dos rooftops do edifício. É lá que vai encontrar uma piscina aquecida, que se estende desde o interior até ao exterior. Os hóspedes podem mergulhar mesmo nos dias mais frios, já que a água costuma estar a uma temperatura de 30 graus — e até tem uma zona de jacuzzi. 

O centro de bem-estar inclui ainda uma sauna “com vista maravilhoso sobre a serra”, tal como a piscina, banho turco e três salas de tratamentos e massagens. “Já arrancámos com as mensagens, mas a partir de fevereiro vamos ter disponíveis tratamentos de rosto e pele. Sabemos que as pessoas vêm para relaxar, mas também gostam de se tratar”, adianta a administradora.

O lounge tem vista panorâmica para as montanhas e “uma lareira fantástica, um elemento-chave nesta altura do ano” que convida a ler um livro no espaço. Para refeições mais ligeiras, podem ir até ao Bistrô Bar da unidade hoteleira, que por vezes tem momentos musicais com artistas locais. 

No restaurante Tertúlia, liderado pelo chef Henrique Ferreira, os hóspedes podem experimentar pratos típicos da região. Além das estadias, o empreendimento está preparado para receber eventos corporativos, desde reuniões ou conferências, com capacidade até 150 pessoas. 

Concluída esta primeira fase, o objetivo é continuar a crescer. “No futuro queremos aumentar a piscina exterior, incluir villas e uma quinta biológica”, diz. Afinal, ainda têm cerca de 10 mil metros quadrados de terreno para aproveitar.

Se gostava de ficar hospedado no novo hotel de Nelas, os preços rondam os 100€ (quartos standard) e os 300€ (suites). As reservas podem ser feitas online.

Carregue na galeria para ver mais imagens do Puro Dão Hotel & Spa, em Nelas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT