NiTtravel

Este é um dos trilhos mais bonitos e instagramáveis dos Açores

O percurso da Serra da Devassa em São Miguel passa pelas incríveis Lagoas das Empadadas e pelo Miradouro da Boca do Inferno.
As paisagens são incríveis.

Perfeito para viver experiências únicas e inesquecíveis, o número de praticantes de caminhadas pelos trilhos mais incríveis de sempre tem vindo a aumentar. Foi a pensar neles e nos amantes da natureza que a NiTtravel foi à procura do melhor trilho dos Açores.

A ilha de São Miguel é procurada por muitos visitantes pelas suas crateras, lagoas e florestas. As incríveis paisagens costeiras fazem desta, que é a maior ilha dos Açores, um autêntico paraíso para os visitantes mais curiosos. E não há melhor forma de desvendar os segredos naturais da ilha como percorrer os fabulosos trilhos e percursos a pé.

Neste spot o que não faltam são caminhos com paisagens incríveis e níveis de dificuldade para todos os gostos. Uns que sobem os cumes dos vulcões, outros que atravessam florestas e ainda aqueles que vão dar a cascatas paradisíacas. Para ajudar os mais aventureiros a escolher o próximo destino, apresentamos-lhe o trilho da Serra da Devassa (PR5 São Miguel). Este percurso pedestre de nove quilómetros fica na região da Lagoa das Sete Cidades e passa pelos tesouros mais bem guardados da serra.

Sugerimos que comece o trilho no parque de estacionamento da Lagoa do Canário. A partir desse ponto, pode seguir para o Miradouro da Boca do Inferno. São pouco mais de dez minutos a pé que o levam a ver a Lagoa do Canário, a Lagoa das Sete Cidades, a Lagoa Rasa e parte do Povoado das Sete Cidades além de parte da Serra Devassa.

O trilho continua depois para a paradísica Lagoa do Canário. Sinónimo de paz, este ponto está a 800 metros acima do nível do mar e tem uma vista de cortar a respiração. Envolta em mistério, há quem diga que a sua silhueta desenhada pelas árvores se assemelha ao olho de um pássaro. Mas esta não é uma opinião partilhada por todos, já que há quem afirme parecer antes um fantasma ou mesmo o logótipo da aplicação Snapchat.

Passando por uma zona pantanosa, vai poder apreciar a vista para a Ribeira Grande, uma das cidades de São Miguel. No miradouro do Pico das Éguas, observe a Lagoa das Éguas e a Lagoa Rasa, ambas rodeadas por florestas e plantações.

Antes de caminhar até à Lagoa das Empadadas, vai passar pelo miradouro do Pico do Paúl. Este desvio saúda quem por lá passa com flores brancas como se de uma celebração da natureza se tratasse. Uma vez na Lagoa das Empadadas, conseguirá perceber a razão de ser também conhecida por “As Lagoas secretas de São Miguel”. Esta lagoa vulcânica está dividida em dois lençóis de água separadas apenas por uma faixa de terra. Por fim, é só fazer o caminho contrário e voltar ao ponto de partida.

São poucos os locais em São Miguel onde se consegue fazer um percurso pedestre fácil, com tantos exemplares de plantas endémicas e com vistas inacreditáveis como acontece ao longo do trilho da Serra da Devassa.

Está na hora de calçar as suas botas de caminhada e de meter a mochila às costas. De dificuldade moderada, este é um caminho circular que oferece as mais fantásticas vistas de São Miguel. Veja as nossas sugestões de escapadinhas para os Açores e aproveite a viagem para explorar com calma a gastronomia e a cultura açorianas.

De seguida carregue na galeria para ver mais imagens dos Açores.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT