NiTtravel

Fomos conhecer o novo hotel cinco estrelas do Porto (e contamos-lhe tudo)

O Altis Porto Hotel abriu a 18 de outubro. Aposta na cultura e gastronomia local, com oferta de wellness reforçada.
O restaurante Exuberante é um dos destaques.

Desde 2019 que estava prevista a abertura da primeira unidade hoteleira do Grupo Altis Hotels no Porto. A inauguração aconteceu na passada sexta-feira, 18 de outubro. O espaço pretende diferenciar-se da restante oferta da cidade com uma forte aposta na gastronomia local, mas sobretudo no bem-estar.

Conforto é a palavra de ordem do hotel e é algo que se respira nos quatro cantos do espaço. A ideia inicial era que ficasse inserido nas proximidades da Praça da Galiza. Contudo, o projeto acabou por não avançar e, algum tempo depois, viria a surgir a localização atual.

“A localização é muito importante para qualquer hotel, porque a maioria dos clientes vai sempre privilegiar a zona onde se insere. Sempre tivemos a ideia do Grupo Altis marcar presença no Porto e fazia sentido a primeira unidade do grupo no norte beneficiar de uma localização destas”, começa por explicar à NiP, Rita Vilela, diretora do Altis Porto Hotel.

E acrescenta: “O Porto é uma cidade fantástica, com muita cultura e uma componente gastronómica muito forte. Mas, acima de tudo, com um povo muito acolhedor. Na nossa unidade, o que fará mesmo a diferença na experiência dos hóspedes são as nossas pessoas”, defende.

O hotel encontra-se em soft opening desde o início do verão, tendo avançado com a abertura oficial, agora no outono. Contudo, até cá, a responsável pela gestão do hotel avança à NiP terem sido cumpridas as expetativas quanto à ocupação do espaço.

“Estamos num ponto central, o que ajudou muito a atrair um número expectável de público internacional, mas que também levantou atenções entre os nossos portugueses. Todos querem conhecer o novo hotel cinco estrelas do Porto e o primeiro na cidade do Grupo Altis. Em termos ocupacionais, os números atingidos trouxeram-nos muita felicidade. Agora é reforçar a nossa oferta para o inverno”, afirma.

Uma vez mais, a localização do espaço ajuda a atrair uma grande variedade de hóspedes, tal como Rita explicou. O facto de se encontrar a apenas dois minutos do Palácio de Cristal e do Super Bock Arena, fazem com que seja o spot ideal para estadias relacionadas com eventos. A proximidade a uma zona mais corporate da cidade também coloca o Altis Porto Hotel no mercado de estadias para negócios.

Já a sua proximidade às principais atrações da cidade, como as margens do rio Douro, o próprio Palácio de Cristal, o Museu Nacional Soares dos Reis e a Torre dos Clérigos, coloca-o em destaque entre casais e famílias que queiram vir conhecer a cidade. 

O conforto como elemento principal

O grande objetivo é fazer com que todos se sintam em casa. Mais uma vez, a localização reflete-se nesta componente porque, apesar de estar inserido no coração do Porto, está afastado da confusão habitual citadina, transmitindo uma paz e tranquilidade pouco usual na Baixa do Porto. Esta calma é reforçada nos quartos, que contam com vista para o rio e que ajudam a promover o relaxamento durante a estadia.

Ao todo, a unidade dispõe de 95 quartos, sendo que 35 são superiores e contam quase todos com vista para o pátio, existindo alguns com vista cidade e vista rio. Nos quartos deluxe (53), é possível escolher entre a vista jardim ou vista rio, com varanda. Existem ainda sete suites, a familiar, três com vista rio, uma com rooftop e duas penthouses.

As suites contam com camas Hastens, sendo que duas delas dispõem ainda de varanda e jacuzzi. Existe uma porta divisória para separar a zona de estar do quarto, para maior privacidade. A decoração dos quartos é minimalista e elegante, com uma forte aposta nos tons terra, com várias tonalidades de beges e castanhos, para reforçar a ideia de conforto e tranquilidade. 

O projeto de arquitetura de interiores é assinado pela dupla Hilária Neto e João Regal, arquitetos que coordenam o atelier LADO. Em 2019, os profissionais apresentaram a sua proposta, que estava direcionada apenas para o restaurante. Contudo, acabaram por trabalhar todos os espaços destinados a clientes, o lobby, bar, spa, centro de reuniões, quartos e suites.

Forte aposta no bem-estar

A ideia do conforto vai-se repetindo ao longo de todo o hotel. O Mandalay Spa é o parceiro perfeito de wellness. Conta com um espaço de 500 metros quadrados, quatro salas de tratamento (duas para casal e duas individuais), sauna, banho turco e uma piscina interior com água aquecida, que vai ser o grande sucesso do hotel nos dias frios que se avizinham.

Para reforçar esta aposta no bem-estar, todos os quartos dispõem de dois livros, um em português e outro em inglês. Um dos livros é da autoria da nutricionista Mafalda Almeida Rodrigues, que também desenvolveu alguns programas completos de detox e reset intestinal, de dois ou quatro dias, incluindo dietas e exercícios físicos. 

O spa do hotel é inspirado no sudeste asiático e oferece diferentes rituais para relaxar, combater o stress e eliminar toxinas do organismo. Há ainda massagens exclusivas e tratamentos faciais com assinatura de marcas reconhecidas internacionalmente, como Karin Herzog e Linda Meredith.

O Mandalay Spa encontra-se ainda aberto para clientes externos, permitindo a livre utilização do circuito de águas, do ginásio, para além de existir a possibilidade de uma mensalidade, com direito a aulas de grupo ou personal training. O spa encontra-se aberto todos os dias das dez às 20 horas. O acesso a miúdos e jovens até aos 16 anos é apenas permitido entre as dez e as 14 horas.

Destaca-se pela arte do “bem comer”

No restaurante do hotel é servido diariamente aos hóspedes o pequeno-almoço, que foge do conceito convencional dos hotéis. Há uma forte aposta na padaria e pastelaria feita no espaço, como nas propostas quentes como ovos e panquecas, sem esquecer as sugestões vegetarianas.

Ao almoço e ao jantar, encontra-se aberto o restaurante Exuberante, inaugurado no passado dia 23 de setembro, e com uma forte aposta nos vegetais, produtos locais e sazonais. Cá, a carne e o peixe são colocadas em segundo plano, como alternativas.

O espaço é liderado pelo chef André Cruz, acompanhado “in loco” pela chef Rafaela Ferreira. O restaurante pretende marcar a diferença, mantendo a matriz dos bons produtos e da hospitalidade nortenha. O Exuberante conta com 80 lugares, mais uma esplanada com aquecedor, para garantir o uso da mesma durante o inverno.

Para um copo ao fim do dia ou uma refeição ligeira, o bar Slowly, junto à receção do hotel, é o espaço ideal. Por lá, encontra uma carta de cocktails da autoria do bartender Marco Guedes, inspirada em locais da cidade, como Campanhã, o Castelo do Queijo e os Clérigos. Para petiscar há pratos leves e clássicos, como saladas e empadas.

Ideal para estadias ligadas aos negócios

Para todos os que escolhem o Porto como destino de negócios, o Altis Porto Hotel oferece salas de reunião, tornando-se no spot ideal para eventos corporativos e sociais. Estão disponíveis dois espaços de 140 metros quadrados e outro de 115, com luz natural. O primeiro tem acesso direto desde o exterior e o segundo está dividido em duas salas com 59 e 56 metros quadrados, respetivamente.

O Altis Porto Hotel pertence ao Grupo Altis Hotels, fundado nos anos 70 por Fernando Martins e os seus filhos, sendo um dos maiores grupos hoteleiros de Lisboa. A aposta na cidade do norte foi o resultado de um investimento de 27 milhões de euros, com uma nova perspetiva na área do wellness, desde suites com camas Hastens e jacuzzi a um restaurante com uma oferta gastronómica diferenciadora e um pequeno-almoço focado no bem-estar, tudo pensado para proporcionar uma experiência marcante.

O preço por noite no hotel, em época baixa, começa nos 143€. Pode efetuar as reservas online. As estações de metro dos Aliados e de Casa da Música são as mais próximas do primerio hotel do Grupo Altis no Porto.

Carregue na galeria para conhecer com mais detalhes sobre o novo hotel cinco estrelas do Porto.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT