NiTtravel

Já conhece esta maravilhosa praia fluvial do centro do País?

Chama-se Avô e fica em Oliveira do Hospital, a menos de uma hora de Coimbra.
Tem de conhecer a praia fluvial de Avô.

No meio das várias cidades portuguesas, é curta a viagem que as separa da Vila do Avô. Recentemente requalificada, depois de ter sido afetada pelas cheias, em fevereiro de 2016, a Praia Fluvial de Avô é uma das mais bonitas do País. Com uma envolvência única, é banhada pelo rio Alva e a ribeira de Pomares. Esta variação de dois cursos de água forma a conhecida Ilha do Picoto.

Pertencente às praias fluviais das Aldeias do Xisto, é um ponto de paragem obrigatória no verão. São mais de 50 as praias que fazem parte deste conjunto, com características muito diversas, que se adaptam a qualquer visitante. A qualidade da água e do meio envolvente é um dos principais critérios de seleção destes espaços que, não raras vezes, se encontram em zonas de património ambiental e áreas naturais classificadas.

E este é, sem dúvida, um paraíso desconhecido imperdível. Comece por passear pelo verdejante e extenso vale que circunda a zona balnear. A vila estende-se por pequenas colinas e pode conhecer as ruínas do antigo castelo, as ruínas da Ermida de São Miguel, a Igreja Matriz do século XVII e o Pelourinho do século XVI.

Parta no melhor ponto para apreciar a beleza desta área: o miradouro de Varandas de Avô, que, com 720 metros, tem um panorama fantástico sobre toda a vila. Neste local pode ver que os montes se multiplicam para lá de Avô. Tome atenção aos azulejos colados no miradouro, que reproduzem versos de alguns autores locais.

Mais em baixo, junto ao coreto, já se vê o castelo. Dizem que D. Afonso Henriques é responsável pela sua fortificação. Passeie pelos caminhos do Xisto e encontre o troço da estrada romana que foi, entretanto, descoberta. As casas cheias de plantas e flores à porta vão ajudá-lo a tornar as fotografias mais coloridas.

Além disso, a grande atração de toda a vila é mesmo a praia fluvial. Com todo este cenário, os mergulhos até vão saber melhor. A grande particularidade desta praia é que existe uma outra no meio dela. Ligada por várias pontes, é possível chegar à ilha do Picoto. Aqui está a desculpa perfeita para esticar as pernas e fazer uma pequena caminhada. Se tiver mais tempo, pode optar por fazer um passeio mais longo em direção à Ponte das Três Entradas — outro ponto turístico que deve visitar na zona.

A vila fica mais acima da praia, em pequenas colinas.

Protegida pela sombra dos salgueiros, mimosas e amieiros, a praia fluvial tem uma piscina infantil que é alimentada pelas águas do rio Alva e uma ponte de um só arco do século XVIII. Por baixo desta ponte existe uma área onde pode apanhar banhos de sol ou mergulhar. Mais acima fica a zona de merendas, que tem uma vista espetacular para o rio.

Este é um spot para todos e a prova disso é o prémio de Praia mais Acessível, atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, em 2016. Se procura um local com águas límpidas, paisagens naturais, serviços de qualidade e muita frescura, a Praia Fluvial de Avô deve estar mesmo no seu roteiro. A época balnear está aberta desde dia 1 de julho e prolonga-se até 31 de agosto. Sugerimos que visite o local entre as 11 e as 19 horas, o período em que é vigiada por um nadador-salvador.

Existem várias formas de chegar a Avô, todas elas com várias curvas fechadas. Mas vale a pena fazer esse caminho: durante o percurso vai passar por paisagens deslumbrantes. Perto da vila, há várias opções de hospedagem, incluindo campings, pousadas e hotéis.

De seguida, carregue na galeria para conhecer outras praias fluviais perto de Lisboa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT