Os pais de Amélia Pereira Coutinho compraram um terreno num monte em Redondo, no distrito de Évora, há 24 anos. Enquanto construíam o edifício principal, onde viriam a passar férias quase todos os anos, dormiam nas duas casas que já ali existiam. Agora, depois de várias obras, essas habitações transformaram-se no refúgio perfeito para as famílias em busca de uns dias de repouso no campo.
O Monte das Lages, um novo turismo rural no Alentejo, abriu portas no mês de janeiro. A ideia de recuperar as duas habitações geminadas da propriedade partiu de Amélia Coutinho, de 58 anos. “O monte é dos meus pais e temos lá uma casa onde vamos passar férias, só que aquilo tinha uma despesa muito grande e achámos que seria boa ideia fazer um alojamento local”, começa por contar à NiT.
O processo foi mais demorado do que pensavam: afinal, as duas habitações eram anteriores a 1937 e tiveram de recuperar as plantas da casa para “colocar tudo em ordem, de acordo com a legislação”. Com tudo pronto, abriram aos hóspedes a Casa do Pátio e a Casa dos Arcos, inseridas num terreno com 550 hectares repleto de vinhas e gado.
“São casas rústicas, de campo, com muito conforto e totalmente equipadas. Têm uma decoração típica do Alentejo. O meu pai era caçador e há também alguns troféus nas paredes, uma coisa normal na região”, explica. Os quartos de várias cores (amarelo, encarnado e azul) foram pintados à mão e a mobília é exatamente aquela que se encontra numa casa tipicamente alentejana.
Com quartos espaçosos, janelas que permitem aproveitas as belas vistas para a paisagem circundante e tetos altos, o que não falta é espaço para as famílias relaxarem: tanto no interior como no exterior. Cada alojamento tem dois quartos, sala, cozinha totalmente equipada, sala de jantar e duas casas de banho.
A Casa dos Arcos, por exemplo, possui uma suite com cama queen size e um quarto com duas camas de solteiro, “sendo ideal para famílias com crianças”. Ambos os quartos, assim como a sala de estar, possuem lareira. Para as refeições, pode usufruir tanto da sala de jantar como de pátio interno que pode ser utilizado durante os meses de verão.
A Casa do Pátio, apesar de também ter dois quartos, só tem uma lareira na sala de estar. Também dispõe de uma sala de jantar, cozinha totalmente equipada e pátio interior para refeições.
Outro dos destaques deste novo alojamento local no Alentejo é a grande piscina exterior comum, com vista para a paisagem e para as vinhas da propriedade. Os hóspedes também têm bicicletas à disposição para explorarem a envolvente. “Existem muitas coisas para fazer nas redondezas: temos a Barragem da Vigia a cinco quilómetros, a Herdade do Freixo com provas de vinho e os passadiços da Serra d’Ossa.”
Quanto aos valores, depende da época e da habitação, sendo que a estadia mínima é de duas noites. As reservas podem ser feitas através do Booking ou Airbnb e os preços começam nos 250€ (Casa dos Arcos) e 220€ (Casa do Pátio) por noite.
De seguida, carregue na galeria para ficar a conhecer melhor o Monte das Lajes.