Após a inauguração do Eben Lodge, uma mansão de luxo descrita como “um hotel privado”, Ricardo Viana decidiu investir novamente na sua cidade natal, Viana do Castelo. Desde a fundação da Portugal Active, em 2017, dedica-se a converter propriedades em luxuosas villas para alugar, no Norte do País.
A Carreço’s Beach Farm, “um retiro sereno em Viana do Castelo”, é a mais recente adição ao portefólio. “É uma casa rústica restaurada, com um toque de arquitetura contemporânea e influências japonesas, como o uso de madeira e grandes áreas envidraçadas”, explica à NiT o empreendedor de 30 anos.
O que realmente distingue esta propriedade é a sua localização privilegiada: “Está inserida num ambiente de montanha, mas tem vista para o mar e fica a cerca de um quilómetro da Praia de Carreço”, destaca.
O imóvel funcionava como casa de família e, “há uns anos”, foi transformado numa residência contemporânea com características que evocam a arquitetura japonesa. “Trabalhámos essencialmente na decoração de interiores, que harmoniza com a natureza ao redor. A maioria dos materiais utilizados é natural, em sintonia com o ambiente em que se encontra.
A moradia pode receber até 16 pessoas e combina “comodidades modernas com uma elegância rústica”, oferecendo vistas panorâmicas para o mar e serviços exclusivos. Com sete quartos amplos, uma área de estar repleta de luz natural e sala de jogos com bilhar, é ideal para famílias e grupos.
A cozinha totalmente equipada é um “paraíso culinário”, mas o verdadeiro oásis encontra-se no exterior. “A piscina é a alma da casa, quase que sai da própria sala e conseguimos vê-la, e ao mar, mesmo sem sair do alojamento”, diz. Tudo isto rodeado de árvores.
Os hóspedes podem ainda aproveitar para fazer refeições ao ar livre numa antiga eira que foi convertida numa zona de churrasco. A juntar a tudo isto, os hóspedes podem aproveitar uma série de serviços internos, como babysitting, cozinheiros privados, massagistas ou personal trainer, ou atividades como passeios a cavalo na praia. A ideia é que seja “um hotel privado”.
Os preços da estadia começam nos 600€ por noite, pela casa completa. As reservas podem ser feitas online.
O atleta que se tornou hoteleiro
Ricardo Viana é apaixonado pelo mundo da aventura desde sempre. Natural de Viana do Castelo, foi atleta profissional de downhill e chegou a tirar um ano sabático para viajar pelo mundo. Regressou com a ideia de transformar a sua cidade natal num local de referência para o turismo desportivo e fundou a Portugal Active, em 2017.
“A empresa é um reflexo do que sou: apaixonado pela natureza, pelo desporto e pela minha terra. Queria partilhar o meu estilo de vida com pessoas de todo o planeta, numa perspetiva sustentável e divertida”, explica o jovem de 30 anos à NiT.
Tudo começou com uma empresa dedicada unicamente à aventura, com um leque de atividades pensadas ao detalhe, sempre com diferentes níveis de dificuldade técnica e tendo como objetivo dar a conhecer Viana do Castelo e a sua envolvência natural. Os passeios de Fat Bike (bicicletas inovadoras com pneus mais largos que permitem pedalar na areia da praia), trilhos de montanha ou passeios a cavalo eram alguns dos exemplos.
O projeto evoluiu naturalmente ao longo dos anos. Muitas das pessoas que chegavam para fazer as atividades precisavam também de um local onde pudessem pernoitar. Esta necessidade levou-o a aumentar a oferta turística e começou a oferecer também alojamento. Em 2018, inaugurou a Portugal Active Mountain Lodge, uma impressionante mansão construída sobre uma rocha, sem saber que seria a primeira de muitas.
“Após abrir o primeiro alojamento, que foi um sucesso, começámos logo a pensar no seguinte. Aos poucos, a empresa voltou-se para a gestão de propriedades de luxo”, explica. Atualmente, a Portugal Active é reconhecida internacionalmente por transformar casas comuns em experiências de hotéis privados e conta com 45 propriedades no norte do País, com a expectativa de dobrar esse número no próximo ano.
Carregue na galeria para conhecer melhor a Carreço’s Beach Farm.