Cavalos de madeira com rodas, escorregas, baloiços e até um jogo de dardos infantil. No OAK, o novo alojamento de Santiago do Cacém, a diversão para os miúdos não se esgota. Afinal, este monte alentejano, com cerca de um hectare, foi idealizado pelo casal Soraia Jardim e João Carvalho, com os filhos em mente.
A consultora imobiliária, que sempre teve “a paixão das casas”, andava à procura de um refúgio para as férias e fins de semana quando descobriu um terreno a cerca de 20 quilómetros do Cercal. Na altura, encontrava-se grávida e sobrecarregada de trabalho, e não tinha muito tempo para desenvolver um projeto. Contudo, o destino fez com que aquela propriedade ficasse à sua espera.
“Vivemos num apartamento em São Pedro do Estoril e sempre quisemos ter uma moradia, mas aqui são muito caras. Então, começámos a procurar uma região que nos agradasse”, começa por contar Soraia, de 38 anos, à NiT.
Durante um ano, o casal não encontrou nada que os atraísse, até ouvirem falar de uma propriedade à venda em Foros do Locário. Para Soraia, contudo, a primeira visita não correu assim tão bem. “Estava lá a senhora que tomava conta da casa e tinha imensos animais. Havia muito barulho, não sentimos paz nenhuma, mas o meu marido achou que tinha potencial. Da segunda vez, já não havia tantos animais, foi tudo mais calmo e fiquei mais animada”, recorda.
O momento, porém, não era o melhor. “Estava com muito pouca disponibilidade para me meter na compra de uma casa, mas a pessoa responsável esperou seis meses por nós. Disse que esperava o tempo que fosse preciso”, conta. E assim foi.
Em janeiro de 2022, formalizaram a compra e iniciaram as obras na propriedade, que necessitava de imensas intervenções. “Era uma ruína, com condições péssimas, até chovia no interior. Contudo, nunca esteve abandonada, pois sempre pertenceu à família da Glória, a antiga proprietária, que lá viveu até morrer. Depois disso, uma vizinha [a que levou os animais na primeira visita] ficou a tomar conta da casa e utilizava o terreno para cultivo”, explica.
Nos dois anos seguintes, dedicaram-se a restaurar a casa principal e o celeiro, que renovaram completamente, mantendo apenas a manjedoura como um elemento que remete para a história do local. Já na moradia principal adicionaram casas de banho, que não existiam, e a cozinha, que também não se usava na época.
“Quando ficou pronta mostrámos à antiga proprietária, que estava doida para a ver. Adorou e ficou feliz porque não mudámos tudo”, diz Soraia.
O intuito sempre foi utilizar o espaço como um refúgio de fim de semana — algo que começaram a fazer logo em 2022, quando ainda só existia a ruína. Mais tarde surgiu a ideia de proporcionarem a outras famílias a experiência de dormirem numa “propriedade com tanta paz e tranquilidade”. Assim, em meados de agosto, o monte alentejano OAK recebeu os seus primeiros hóspedes.
A propriedade conta com duas casas T2, sempre alugadas em simultâneo. Cada uma possui dois quartos com casa de banho, uma cozinha totalmente equipada e uma sala de estar. No antigo celeiro, destaca-se a ampla área de estar, onde os miúdos podem andar de bicicleta à volta da manjedoura.
“Simples, mas rústica”, a casa tem capacidade para acolher até 12 pessoas, que podem também aproveitar as áreas exteriores, incluindo o tanque alentejano, que funciona como uma mini piscina nos dias mais quentes. “Está nos nossos planos construir uma piscina maior entre as duas casas. Além disso, o antigo forno foi restaurado e transformado num espaço dedicado a brinquedos”, adianta a proprietária.
O anexo não é único sítio onde que é possível brincar. No terreno, existem também duas zonas de baloiços: uma próxima da casa, para que os pais possam observar os filhos, e outra um pouco mais afastada, equipada com escorregas e o mencionado jogo de dardos. “Há sempre forma de estarem ocupados em todo o lado”, confessa.
Os adultos também têm o seu espaço, com uma fogueira que torna as noites mais aconchegantes e iluminadas. Nas árvores espalhadas pelo terreno existem camas de rede penduradas, ideais para ler ou simplesmente descansar.
A cerca de três quilómetros da propriedade encontra-se a Barragem de Fonte Serne, um local perfeito para ,admirar um pôr do sol magnífico”. Ali também é possível fazer várias atividades aquáticas, como pesca, barco à vela e windsurf.
Quanto aos preços da estadia, os valores rondam os 450€ por noite, pelo alojamento completo. As reservas podem ser feitas online.