NiTtravel

Os abrigos de madeira escondidos nas montanhas do Funchal enchem-se de neve no inverno

Ficam dentro do Parque Ecológico do Funchal e, nas imediações, há um estábulo com vários animais.
Ficam cheios de neve no inverno.

Repleta de maravilhas naturais, das vertiginosas cascatas aos trilhos verdejantes, a Madeira é um destino de sonho para qualquer viajante. E o que não faltam são alojamentos onde ficar hospedado, desde os hotéis de luxo bem no coração do Funchal, a casas mais pequenas e simples escondidas no meio da natureza. Para os que preferem um lugar mais sossegado, podem sempre pernoitar nos novos abrigos de montanha que foram construídos no Parque Ecológico do Funchal, uma área protegida que ocupa 1000 hectares ricos em fauna e flora madeirense. 

Os Mountain Eco Shelters nasceram em setembro de 2021, após Marco Ribeiro, hoje com 51 anos, ter ganho um concurso público para a construção de abrigos de montanha. Natural do Funchal, Marco Ribeiro trabalhou na área da banca durante 15 anos. Depois tornou-se empresário e esteve envolvido em vários negócios, como farmácias (que entretanto vendeu), e agora decidiu arriscar num setor diferente. 

“Falaram-me sobre o concurso público para explorar abrigos no parque, mas não estava muito para aí virado. Entretanto fui lá para ver o local e fiquei apaixonado. Acabei por vencer o concurso”, conta à NiT. O projeto era reconstruir uns abrigos que já existiam na área protegida, mas que nunca chegaram a ser utilizados.

“Ficam fora da entrada principal, no meio das montanhas. Ficou tudo muito giro e é um projeto que me enche de orgulho”, diz. Neste momento, três dos abrigos já estão prontos para receber hóspedes, mas irão abrir ao público outros sete no primeiro semestre do próximo ano. 

Quatro deles já estavam no parque ecológico, mas os restantes foram construídos de raiz. O conceito do alojamento é experimentar a vida na natureza no seu estado mais puro, sem o stress do dia a dia, pelo que Marco Ribeiro optou por retirar todas as tecnologias, como o Wi-Fi e a televisão. A única zona com Wi-Fi é a receção. 

Os abrigos de montanha são construídos em madeira, com bom isolamento térmico e acústico. Estão todos equipados com uma pequena cozinha, casa de banho, quarto com cama de casal e uma sala com aquecedor. “Não temos lareira por questões de segurança, até porque o parque ecológico já sofreu vários incêndios”, explica.

A particularidade destes pequenos alojamentos é o facto de estarem dentro do próprio parque que, para o público em geral, costuma fechar às 19 horas. Os hóspedes podem entrar e sair sempre que quiserem e, dentro da área protegida, há vários percursos pedestres recomendados, além de outras valências, como um percurso de BTT.

A cerca de cinco minutos a pé dos abrigos há um snack bar de apoio, o Barracão, que também se encontra aberto ao público. Já nas imediações das cabanas existe um ribeiro e um estábulo com animais. Os hóspedes podem ainda ajudar a conservar o pomar do empreendimento e plantar uma árvore.

“À noite estão completamente tranquilos. Quando o tempo permite ver as estrelas é um espetáculo fantástica”, sublinha. Se for no inverno, também pode ter a sorte de ver os abrigos pintados de branco devido à neve.

As reservas podem ser feitas através do Booking e Airbnb e os preços rondam os 120€ por noite. Carregue na galeria para ver os novos abrigos de montanha no parque ecológico do Funchal.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT