NiTtravel

Tryhouse: novo alojamento de Piódão foi construído dentro de uma ruína

Luís e Ângela aproveitaram uma construção antiga para criar algo completamente diferente do que já existia no InXisto Lodges.
Um conceito inovador.

Quando existe uma ruína perdida num terreno, a prática comum é criar um edifício totalmente novo. No entanto, o casal Ângela Sousa e Luís Carvalho optou por um caminho diferente.

“Em vez de realizarmos mais uma recuperação, decidimos explorar o conceito de ruína e integrar uma obra arquitetónica dentro dela”, contam à NiT. O resultado desta abordagem inovadora é a Tryhouse, um espaço que abrirá ao público em agosto e que faz parte do InXisto Lodges, um “descomplexo turístico” situado entre as serras do Açor e da Estrela, que começou a receber hóspedes em 2015. Este projeto nasceu há mais de dez anos, quando o casal decidiu deixar o Porto em busca de uma vida mais calma e próxima da natureza.

Luís Carvalho, até então fotojornalista freelancer com experiência em vários jornais diários, estava cansado da rotina urbana e desejava abrir um negócio com Ângela. “Sempre tivemos o desejo de viver de uma forma mais tranquila, mais ligada à natureza, sem o stress da cidade. Queríamos um quintal, uma horta e espaço para os nossos cães brincarem”, revela a psicóloga de 40 anos.

Por volta de 2008, começaram a ponderar seriamente sobre a mudança, explorando terrenos na zona de Piódão, no concelho de Arganil, um local conhecido pelo seu turismo durante todo o ano. “Foi tudo muito informal; perguntámos a moradores e cafés sobre terrenos disponíveis”, recorda Ângela. Quando encontraram o espaço que hoje alberga o InXisto Lodges, sentiram que era “amor à primeira vista”. “A paisagem e a exposição solar eram incríveis. Assim que o encontrámos, não procurámos mais nada”, afirma.

Além de adquirirem o terreno principal, compraram também dois lotes contíguos, o que facilitou a concretização do turismo rural. Luís, que sempre teve uma forte paixão pela arquitetura e completou um curso em design de equipamentos, e Ângela começaram a fazer obras e, em 2015, inauguraram o espaço com duas casas T1, nomeadas Açor e Estrela em homenagem às serras.

“Ao fim de alguns anos sentimos que estávamos a precisar de mais espaços e decidimos criar uma casa um pouco diferente das anteriores”, explica. Em contraste com as construções anteriores, que eram totalmente novas, este terceiro projeto envolveria a reinterpretação de ruínas existentes. “A ideia nasceu do gosto que o Luís tem pelo design e pela arquitetura; está sempre atento a novas tendências e queríamos fazer algo distinto”, explica.

A solução encontrada foi construir uma casa totalmente nova dentro da ruína, criando uma espécie de gruta. As obras iniciaram-se há cerca de quatro anos e a Tryhouse foi concluída em agosto deste ano. Trata-se de um estúdio com janelas panorâmicas, que inclui uma área de dormir com cama de casal, uma zona de refeições, kitchenette equipada e casa de banho.

As grandes janelas oferecem vistas deslumbrantes para a paisagem circundante e para as ruínas adjacentes. Para aceder à casa, é necessário primeiro entrar pela ruína, que funciona como um pátio, “abrindo uma porta, como se fosse entrada de um castelo, e depois subindo umas escadas”, detalha Luís.

No interior, a decoração é minimalista e moderna, mas com alguns elementos vintage, como dois rádios antigos. Assim como as outras duas casas, a Tryhouse também possui o seu próprio jardim privado, com uma área de refeições ao ar livre e cadeiras para os hóspedes “usufruírem da vista, que é das coisas mais valiosas do turismo”.

Os preços da estadia começam nos 110€ por noite e as reservas podem ser feitas online.

Carregue na galeria para ver mais imagens do novo alojamento do InXisto Lodges. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT