Embora tenha passado a sua infância na cidade do Porto, hoje, Nelson Azevedo não trocaria Monção por nada. O “tesouro escondido nas verdes colinas do Alto Minho” é a terra da mulher, Alda, e a morada do novo projeto do casal: a Casa Fonte do Castelo.
O mundo do turismo não é propriamente novo para a dupla, que chegou a ter um alojamento local em Viana do Castelo, entre 2016 e 2020. Acabaram por vendê-lo, “devido a circunstâncias da vida”, mas a paixão pela área nunca os abandonou.
“A nossa primeira experiência era mais ligada à praia, mas alimentávamos o desejo de criar algo num ambiente rural. Percebemos que tínhamos uma oportunidade fascinante para promover Monção”, relata Nelson, professor de inglês e alemão, de 51 anos.
O tão sonhado projeto começou a ganhar forma em 2020, quando o casal adquiriu um terreno em Lugar do Castelo. Com o passar do tempo, compraram lotes contíguos, culminando na posse de um espaço de aproximadamente dois mil metros quadrados, ideal para transformar o sonho em realidade.
“Já havia um edifício no local, uma casa muito simples que, devido à sua degradação, foi completamente reconstruída, embora tenhamos preservado a pedra original”, explica.
A localização numa zona elevada, cativou rapidamente o casal, com a sua vista desimpedida e as “panorâmicas incríveis” sobre a envolvente. Além disso, a proximidade ao centro, aliada ao sossego, com “o único trânsito a ser feito por tratores e os vizinhos a serem as ovelhas”, também pesou na decisão.
As obras arrancaram no início de 2024 e, em junho, a Casa Fonte do Castelo estava já pronta a receber hóspedes. O nome, explica o responsável, deriva de uma fonte pública cuja água flui através da propriedade.
Com cerca de 190 metros quadrados de área, o alojamento dispõe de quatro quartos — um deles, mais autónomo, funciona como um apartamento, pois dispõe de uma cozinha. Com capacidade para nove hóspedes, o interior é ainda equipado com uma sala de estar e três casas de banho.
A piscina exterior, rodeada por um espaçoso jardim, oferece uma vista direta para as montanhas circundantes, acrescentando um toque de magia ao cenário. Existem também três áreas ao ar livre que podem ser usadas para refeições, incluindo uma churrasqueira coberta.
O casal tinha como um dos objetivos proporcionar atrativos suficientes para que os hóspedes não sentissem necessidade de sair do alojamento durante a estadia. Afinal, o mote do espaço é “venha com tempo”.
Por essa razão, acrescentaram uma área com mini jogos, incluindo uma mesa de matraquilhos, um bilhar e uma mesa de ping-pong. “Mantivemos um tanque de água e um pequeno lago, onde já habitam pequenas rãs”, sublinha Nelson.
Os visitantes têm a possibilidade de explorar a envolvência da propriedade com as bicicletas disponíveis no alojamento. Além disso, o casal já planeia a construção de um pequeno parque infantil.
Os preços das estadias variam entre 200€ (época baixa) e 350€ (época alta) por noite para a casa completa. As reservas podem ser feitas online.
Carregue na galeria para ver mais imagens do novo alojamento de Monção.