NiTtravel

A igreja em ruínas que se transformou num hotel com speakeasy e restaurante

Na acolhedora biblioteca encontra livros de Stephen King e outros autores conceituados. Os quartos têm uma atmosfera tropical.
A entrada.

Não é raro vermos edifícios com séculos de história a transformarem-se em alojamentos trendy e modernos. Em Pensacola, Flórida, nos Estados Unidos da América, temos o mais recente exemplo da igreja baptista de Mount Olive. Edificado em 1928, acabou por ser abandonada após sofrer grandes danos durante o furacão Ivan, que matou 123 pessoas em 2004.

O espaço de devoção estava numa lista de edifícios em perigo e a 16 de fevereiro surgiu com uma nova vida e identidade. Agora ali não entram apenas religiosos, mas sim todos aqueles que pretendem pernoitar num boutique hotel moderno — mas que ao mesmo tempo nos leva numa viagem ao passado.

O facto de terem aproveitado uma igreja traz por si só uma boa dose de história ao alojamento que conta com 15 quartos. No entanto, o coração do Lily Hall — assim se chama a unidade — é mesmo a biblioteca Parlor, localizada no primeiro andar e que também serve como área de convívio entre hóspedes, amigos e desconhecidos.

As paredes encontram-se cheias de obras clássicas, como é o caso de “Leaves of Grass”, uma coleção de poemas escritos em 1855 por Walt Whitman que, nos seus trabalhos, incorporava elementos do realismo e transcendentalismo, um movimento filosófico e poético desenvolvido na América do Norte nas primeiras décadas do século XIX.

São vários os elementos decorativos que tornam aquela área no spot perfeito para descansar e, quem sabe, trabalhar um pouco se necessário. O sofá de cabedal e as mesas de madeira são bons detalhes, mas a grande estrela é mesmo a antiga máquina que os hóspedes podem usar para escreverem cartas ou histórias. Na verdade, alguns deles já o fizeram, tendo depois a opção de emoldurar os seus contos e pendurá-los nas paredes da biblioteca.

Os quartos também têm alguns objetos que antes se encontravam em todas as casas mas que com o passar do tempo foram caindo em desuso, tornando-se em produtos vintage mas que mesmo assim muitos continuam a apreciar. É o caso dos gira-discos, que trazem consigo alguns discos de vinil das últimas décadas.

Aqueles espaços caracterizam-se ainda pelas janelas enormes que deixam entrar imensa luz natural. Por sua vez, os cortinados com um estampado tropical transportam-nos para praias paradisíacas. Além disso, têm uma decoração cheia de cor, como é o caso das cómodas turquesa. Outra vertente do hotel acaba por ser referenciada nos quartos, porque ali estão emolduradas cartas fictícias do criminoso Jesse James para a atriz Mae West, que a convidava para irem ao Sister Hen, o speakeasy do andar de baixo.

Caso não esteja familiarizado com o conceito, os speakeasy surgiram nos EUA durante a Lei Seca, que proibia a produção, transporte e comércio de bebidas alcoólicas no país. Como não cumpriam as regras, estes eram espaços que existiam um pouco à margem da sociedade, praticamente escondidos, e sobre os quais era preciso falar (speak) com cuidado (easy).

Para entrar no Sister Hen precisa de atender um telefone que se encontra na parte de fora e, depois disso, basta entrar no bar e pedir uma bebida como, por exemplo, a Figourous, feita com xarope de baunilha, vinagre balsâmico de figo e whisky irlandês. Esta proposta pode ser provada num ambiente onde reina a madeira escura, sofás vermelhos de veludo e velas que iluminam toda a área.

O Lily Hall inspirou-se na história dos Estados Unidos. E não se esqueceram do passado de Pensacola, cidade que acolhe o hotel. Para homenagearem a localidade, chamaram ao restaurante Brother Fox, referência ao primeiro padre da igreja baptista de Mount Olive que ali existia. Além disso, a carta foi influenciada pelas raízes espanholas de Pensacola, tendo também diferentes grelhados que se fariam em qualquer quintal das redondezas.

Apesar de toda esta aura clássica, não faltam comodidades como as enormes smart TV nos quartos, o check-in virtual e as bicicletas que disponibilizam para que possa conhecer todos os recantos da região. Uma noite no Lily Hall custa desde 180 dólares (cerca de 169€) para duas pessoas. As reservas podem ser feitas online.

Como lá chegar

Para chegar ao boutique hotel terá de começar por voar até ao Aeroporto Internacional de Pensacola. Se partir de Lisboa, encontra bilhetes de ida e volta para março desde 648€ com duas escalas. Quando aterrar, o mais fácil é apanhar um táxi, visto que o trajeto demora apenas dez minutos. Caso queira ir a pé e descobrir melhor a beleza da cidade, poderá demorar cerca de uma hora e meia.

Carregue na galeria e conheça o alojamento.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT