NiTtravel

A maior aventura do mundo: viajar neste rio laranja para encontrar diamantes

O percurso pode ser feito numa canoa que atravessa o Orange River, na África do Sul. É realmente uma experiência incrível.
O passeio é incrível.

O turismo de natureza está a roubar o protagonismo aos centros urbanos. A verdade é que as férias passadas em destinos não convencionais são cada vez mais populares. Até porque há dezenas de atividades que podemos realizar ao ar livre enquanto descobrimos locais incríveis que continuam em estado selvagem. A África do Sul é um dos destinos cada vez mais procurados pelos turistas, já que tem praias, savanas, montanhas, vinícolas e muito mais num só país. As opções são muitas, mas há uma aventura que se destaca: fazer canoagem no Orange River.

O rio Orange é o maior da África do Sul. Sim, o rio tem mesmo essa cor laranja, mas o seu nome foi-lhe atribuído depois de ter sido explorado pelo coronel Robert Gordon, da Casa de Orange. É ao longo de 2432 quilómetros que pode viver a incrível aventura de remar nas suas águas. Esta é mais do que apenas uma viagem num rio. É uma experiência única que junta escalada de picos rochosos, acampamento debaixo de um céu noturno africano e árido e a derradeira procura de diamantes.

Pelo rio não são só as canoas que descem. Os diamantes também vão ter à povoação de Alexander Bay, construída inteiramente para a operação de mineração destas pedras. A sua origem continua envolta num mistério. O que já foi em tempos uma cidade restrita, é hoje um ponto turístico para estas caças ao tesouro.

Passar por esta experiência sozinho ou sem um profissional ao nosso lado tira metade da graça ao passeio e pode até ser perigoso. Por isso mesmo, a NiTtravel recomenda que veja as ofertas das empresas de aventuras fluviais sul-africanas. Com guias bem treinados para lidar com quaisquer questões de segurança fluvial e primeiros socorros, muitas oferecem raftings pelo rio, começando nos seus acampamentos base.

Junte a família, prepare as malas e substitua as bóias pelos remos. Claro que levar um fato de banho é indispensável, não fosse o clima perfeito para dar um mergulho nas águas quentes da África do Sul. Existem atividades pensadas para grupos de oito ou vinte pessoas. Os preços variam consoante o tamanho do grupo e do número de noites. Para um programa de quatro noites, o valor ronda os 560€ por adulto com tudo incluído, exceto lanches, bebidas e transporte de e para o acampamento base.

O percurso faz a travessia do rio: desde as montanhas Drakensberg no Lesoto até à Africa do Sul, passando pela Namíbia e chegando finalmente ao Oceano Atlântico. O ponto de início vai depender da empresa com a qual fizer o passeio, já que os seus acampamentos estão espalhados ao longo da margem.

Ao contrário daquilo que pode estar a pensar, não há nada que o morda dentro ou fora da água. Todas as noites vai parar num local natural. A refeição é sempre preparada pelos seus guias. Saiba que um cordeiro assado em fogo aberto no Parque Nacional Richtersveld é simplesmente maravilhoso. As noites são passadas sob as estrelas num saco-cama e não se assuste se ouvir uns sons bem ruidosos. São apenas alguns barbos enormes, mas inofensivos, da família dos peixes-gatos que nadam pelo rio.

Pela manhã será acordado pelo chamamento da águia pescadora africana. Aproveite os quatro dias para tirar fotos das montanhas avermelhadas a montante ou da vegetação ribeirinha, que progressivamente dá lugar a terrenos secos e estéreis. Quando os corvos-marinhos se acumularem nas árvores, já sabe que é o momento ideal para pescar.

As melhores épocas para fazer este programa são o outono e a primavera, altura em que há descidas pelo rio todos os dias. A Passagem de Ano é outra época popular por aqui, numa altura em que se realizam grandes festas nos acampamentos. O fim de semana da Páscoa e as férias escolares de setembro são considerados a alta temporada, pelo que é recomendado fazer a reservar com antecedência, de forma a não perder a vaga nos acampamentos privilegiados.

Carregue na galeria para ver mais imagens desta viagem de sonho pelo rio Orange.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT