NiTtravel

A praia secreta do México que é um paraíso para quem procura um refúgio romântico

Engolida por uma caverna, tem uma beleza indescritível e é o cenário perfeito para o Instagram.
Incrível.

Uns melhor guardados, outros pior: o mundo está cheio de tesouros incríveis que merecem ser conhecidos. Talvez um dos mais mal guardados do turismo internacional seja a praia secreta do México. Nas Ilhas Marietas, apesar de estar escondida, tem atraído cada vez mais turistas.

Ao largo da costa da Riviera Nayarit, se se pode duvidar do seu secretismo, o mesmo não acontece quanto à beleza. Não há dúvida de que é deslumbrante. Parece quase saída de um filme romântico, daqueles em que os dois protagonistas caem do barco e ficam aqui perdidos à espera que chegue o salvamento. Mas é tão incrível, que o mais provável era já não quererem sair daqui.

Com areias brancas e águas azuis do Pacífico, é conhecida por Playa del Amor. O mais surpreendente é que vista de cima, ninguém diria que esconderia um cenário tão paradisíaco. Dessa perspetiva só se vê uma formação rochosa (pequena ilha), com um buraco no meio.

O que criou o buraco não se sabe ao certo. Há rumores de que foi resultado de bombardeios deliberados. As Ilhas Marieta sempre foram completamente desabitadas, tornando-as locais ideais para testes militares pelo governo mexicano. A partir do início de 1900, armas e artilharia foram aqui testadas. A uma distância segura dos cidadãos mexicanos, mas não tão segura para a topografia de Marieta. Bombas de teste são a causa conhecida de muitas cavernas e formações rochosas da região, possivelmente incluindo a Hidden Beach.

Continua a ser uma das caraterísticas naturais mais intrigantes do México, mas para chegar até ela é preciso algum trabalho. Não basta apanhar um barco ou avião. Se fosse tão fácil, perderia todo o seu encanto. A praia é completamente engolida por uma caverna e a passagem só é possível a nado ou de caiaque. Aqui nem a luz entraria, não fosse pelo buraco no telhado.

Mesmo assim, é frequentemente visitada pelos turistas que procuram um refúgio romântico cheio de vida animal. Sim, porque embora os rumores dos testes militares tenham eliminado muitas criaturas, elas voltaram a encontrar aqui um abrigo. Desde golfinhos a enguias, tartarugas, e até baleias, é possível ver de tudo.

Se já está convencido, só tem de apanhar um barco na costa de Puerto Vallarta. A viagem demora uma hora e dá-lhe tempo suficiente para se preparar para a segunda parte do percurso. Várias empresas de turismo disponibilizam a travessia por cerca de 25€.

Nos últimos anos, houve alguma controvérsia devido ao grande volume de visitantes que desembarcavam na praia  — cerca de 2.500 visitantes diários — sendo, para consternação de muitos, fechada temporariamente em maio de 2016. A ideia era tentar evitar a degradação dos corais e a quantidade de poluição por óleo nas águas circundantes, bem como reduzir a degradação física da própria ilha. Vários estudos mostraram que deveria haver apenas um máximo de 625 visitantes por dia, mas esse número foi triplicado ou quadruplicado na prática.

Nas redes sociais, circulou o rumor de que o governo estava a vender as ilhas, mas isso foi rapidamente desmentido e passado uns meses voltaram a ser reabertas. Para desfazer alguns danos, o coral está a ser replantado, o número de visitantes limitado a pouco mais de 100 por dia e o mergulho já não é permitido.

Carregue na galeria para descobrir este tesouro do México.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT