Nos anos 20, quando as viagens turísticas de comboio eram apenas um sonho distante, teve início a construção de uma linha férrea que se tornaria uma das mais significativas do mundo: a General Manuel Belgrano. Ao longo dos últimos 50 anos, por essa linha tem circulado o icónico Trem a Las Nubes, em português, comboio para as nuvens. Fazer esta viagem é quase imprescindível para quem visita a província de Salta, na Argentina. Mais do que um simples percurso, a experiência é frequentemente descrita como um magnífico espectáculo visual a mais de quatro mil metros de altura.
A linha começou a ser erguida na década de 1920, mas foi apenas em 1948 que se completou a sua construção. O propósito inicial era facilitar o transporte de minério entre a Argentina e o Chile. Esta utilização manteve-se até 1972, quando a viagem foi aberta aos turistas, levando o Trem a Las Nubes a conquistar notoriedade mundial. O nome do comboio, de cor azul, surgiu quando um grupo de jornalistas, convidados para a viagem inaugural, observou que o fumo da locomotiva que se assemelhava a nuvens. Na realidade, o nome acabou por ser muito apropriado, uma vez que se trata de um dos comboios mais altos do planeta, apenas superado pelo que liga Pequim, na China, a Lhasa, no Nepal; e pelo Ferrocarril Transandino, no Peru.
O percurso do Trem a Las Nubes, que abrange uma extensão de 22 quilómetros e demora cerca de três horas a ser percorrido, inicia-se na estação de Santo Antonio de Los Cobres. Durante a viagem, os passageiros podem admirar formações rochosas e várias edificações abandonadas, como a Mina Concórdia, situada a 4.144 metros de altitude, onde ocorreu um dos maiores desastres da história argentina: vários mineiros perderam a vida após um desabamento, resultando no encerramento de todas as minas subterrâneas.
A única paragem acontece logo a seguir, dando aos viajantes cerca de meia hora para explorar a paisagem e captar algumas fotografias. No entanto, é essencial estar bem agasalhado, pois as temperaturas podem descer até aos 18 graus negativos em determinadas épocas do ano. Durante os meses mais frios, o comboio pode atravessar literal e figurativamente as nuvens. Além disso, uma das carruagens é amplamente equipada para situações de emergência médica.
Originalmente, o trajeto tinha uma extensão de 217 quilómetros, ligando a cidade de Salta ao viaduto. Contudo, este percurso foi encurtado devido às más condições de algumas das vias, que não eram adequadas para o transporte de passageiros. Por esse motivo, o primeiro segmento da viagem (o mais extenso) é normalmente feito de autocarro até à estação de San Antonio de Los Cobres, de onde parte o comboio, que possui duas carruagens com capacidade para 170 pessoas. Existem várias excursões disponíveis online, com preços a começar nos 150€.
Como lá chegar
Como o autocarro parte de Salta, o melhor será voar até ao aeroporto que serve a cidade, o Martín Miguel de Güemes. Se partir de Lisboa, encontra bilhetes de ida e volta desde 986€. Caso apanhe o avião no Porto ou em Faro, há voos a partir de 857€ e 945€, respetivamente.
Carregue na galeria para ver algumas fotografias desta icónica viagem de comboio.