NiTtravel

Agadir: a cidade museu em Marrocos que é um paraíso para os fãs de compras

Todos os dias vários artesãos vendem os seus produtos aos turistas na Medina Polizzi.
Um dos edifícios da medina de Agadir.

Agadir é uma cidade que fica na costa atlântica sul de Marrocos. Os seus moradores viveram do mar e da pesca até 1960, altura em que um grande terramoto assolou a cidade. A tragédia fez muitas vítimas e a maior parte das casas e edifícios ficaram destruídos. A catástrofe foi tão grande que obrigou o rei Mohammed V a reconstruir a cidade.

Atualmente, Agadir tornou-se num destino turístico de praia com uma arquitetura moderna e muitos resorts tudo incluído. Apesar disso, a pesca e a agricultura continuam a ser muito importantes para o crescimento económico do país.

Com a destruição da antiga Agadir, os edifícios tradicionais deixaram de existir. É aí que entra o arquiteto italiano Coco Polizzi, que na década de 90 criou a Medina Polizzi. O arquiteto recriou a antiga cidade de Agadir, a (al)medina, para que a sua história, tradição e arquitetura não se perdessem no tempo. Esta pequena cidade artificial inspirada no estilo medieval tem várias lojas de artesãos, cafés e restaurantes típicos da época.

Foi totalmente construída com materiais locais como terra, pedra e tijolo. Os edifícios são grandes, imponentes e as ruas bastante estreitas. Nas lojas, os artesãos mostram as suas habilidades, ao fazerem esculturas de madeira, joalharia ou mesmo as famosas tatuagens henna. Também existem espaços de venda de roupa e calçado. Este é o spot perfeito para comprar os seus souvenirs antes de voltar para casa. Nesta cidade museu há também um grande átrio, onde durante o ano decorrem concertos e festivais.

Uma das zonas da medina.

Os edifícios de inspiração árabe são complementados por um jardim exótico com vários restaurantes e cafés para que possa fazer uma pausa na visita. Esta relíquia da cultura marroquina fica a cerca de 15 minutos do centro de Agadir. Existem vários shuttles para levarem os visitantes à Medina de Agadir. Os preços da visita são de 40 dirham, a moeda marroquina, o que equivale a 10€.

Se está a pensar em visitar Marrocos e conhecer a história da cidade de Agadir, saiba que a NiTravel tem um incrível pacote de sete noites por apenas 280€ por pessoa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT