NiTtravel

Atenção: este comboio centenário vai passar (literalmente) aos seus pés

No coração da cidade de Hanói, os moradores têm de parar o que estão a fazer para deixar a locomotiva passar por entre bancas e cafés.
Incrível.

Ruas cheias de bancas, roupa e legumes que são desmontados em segundos para a passagem de um comboio e logo a seguir colocados no lugar. De certeza que já viu um destes vídeos ou ouviu falar do Railway Food Market, na Tailândia. É realmente incrível e fascinante o ambiente visto através do ecrã e a velocidade com que tudo acontece deixa qualquer um de boca aberta. Tão sensacional que nem parece real.

No Vietname há um cenário idêntico e pode vê-lo com os próprios olhos. No antigo bairro residencial e comercial de Hanói, os comboios passam duas vezes por dia a poucos centímetros das portas dos prédios. Esta é a principal linha férrea e atravessa mesmo o coração da cidade. Por volta das 16 e das 19 horas, novamente, os habitantes param o que estão a fazer, entram nos jardins e o que seria uma estrada movimentada transforma-se em silêncio numa questão de segundos. Onde os miúdos brincavam e mulheres cortavam legumes, de repente, torna-se num caminho vazio e silencioso só quebrado pelo barulho estridente do metal.

Será seguro? Muito pouco, acreditamos (principalmente pelo frenesim que se vive nestas cidades). Num país com cerca de 3.200 quilómetros de ferrovias, apenas mil das seis mil travessias construídas entre eles foram feitas de forma legal. O mais assustador é que nos últimos anos esta rua tem atraído cada vez mais turistas intrigados com a passagem dos comboios centenários.

Passa a centímetros das casas.

É comum encontrar estrangeiros, maioritariamente, sentados nos cafés à beira da linha a observar a vida da população local. Embora seja algo potencialmente perigoso, a Hanoi Train Street não deixa de ser procurada por centenas de visitantes. Os habitantes que lá vivem mantêm a sua rotina diária, como se fosse normal ter um comboio a passar aos seus pés. Afinal, para eles já deve sê-lo.

Este serviço não faz parte de uma experiência social ou de uma estratégia de marketing turística. As ruas são tão estreitas, há animais de estimação a passar de um lado para o outro e movimento a qualquer hora. As pessoas tentam o seu melhor para evitar quaisquer contratempos nas mãos do aço impetuoso. No entanto, os jornais locais afirmam que as ferrovias do Vietname estão em tão más condições que seriam necessários 2,2 mil milhões de euros para melhorar as estruturas.

Ao descobrir esta rua única de Hanói, ficará surpreso com a paz e com a atitude normal dos moradores que aqui que vivem. Atualmente, a atividade mais comum é definitivamente tirar fotos para publicar nas redes sociais. Popular, mas perigoso. Embora as imagens pareçam impressionantes, é sempre melhor ficar cauteloso com estas faixas. O termo hora de ponta ganha um novo significado neste spot.

Entre Phùng Hưng e Lý Nam Đế, o destino exato é 5 Trần Phú. Pode encontrá-lo no Google Maps sob o nome Hanoi Train Street. O melhor é confirmar os horários, chegar cedo e garantir um local seguro para quando a locomotiva passar.

Carregue na galeria para ver algumas imagens deste fenómeno das redes sociais.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT