NiTtravel

A maior escultura em forma de pássaro do mundo fica num parque de aventuras

Esta figura peculiar encontra-se no Jatayu Earth's Center Nature Park e conta com uma exposição incrível 6D.
A entrada no parque custa 4€.

A grandiosa Jatayu é a maior rocha em forma de pássaro do mundo e fica no Jatayu Earth’s Center Nature Park, na Índia. A estrutura encontra-se posicionada no topo de uma montanha a 365 metros de altura e abriu ao público em agosto de 2018. A partir dessa altura tornou-se numa grande atração turística, sendo a mais visitada do estado de Kerala.

Embora esteja integrado num parque de aventuras, este pássaro é o que atrai mais visitantes em toda a área natural de Kerala e foi esculpido pelo artista, cinéfilo, diretor artístico e escultor Rajiv Anchal. Tem 60 metros de comprimento, 45 de largura e 70 de altura. A figura está relacionada com a proteção da honra da mulher e a sua segurança.

Esta criação de Rajiv Anchal deixa os fãs de monumentos absolutamente maravilhados. Para lá chegar, devido à altura a que se encontra existe um teleférico que oferece uma visão panorâmica da ave vista de um plano superior, assim como os passeios de helicóptero que pode fazer.

A escultura representa uma figura mitológica de uma epopeia indiana: o Ramayana. Jatayu era um semideus hindu desta história que tinha uma forma de abutre ou águia. De acordo com a epopeia, Ravana tentava raptar a deusa Sita quando este bravo pássaro a resgatou. Lutou até à morte com Ravana —  antagonista de Ramayana — e acabou por morrer, pois já era velho. No fim, o vencedor cortou as suas asas e Jatayu caiu nas rochas de Chadayamanngalam. Este acabou por ser abençoado através dos rituais do deus Rama, uma vez que deu a sua vida para salvar Sita.

A partir desse dia, Jatayu tem sido um exemplo de bravura e representa o empoderamento e proteção das mulheres. Para o criador Rajiv Anchal, a ave representada numa das quatro colinas do parque é uma representação simbólica de uma época em que os humanos e outros seres vivos cuidavam uns dos outros e viviam juntos pacificamente.

O Centro de Aventuras de Jatayu — Jatayu’s Earth’s Center —, fica em Chadayamanngalam e é uma combinação única de arte, mitologia, tecnologia, cultura, lazer e bem-estar. Dentro da grande escultura do pássaro existe um museu de realidade virtual 6D que conta, de forma teatral, a epopeia de Ramayana adicionando um toque mágico a este destino.

As principais atrações do centro de diversões estão divididas por quatro colinas e cada uma oferece um tipo diferente de atividades. Cada uma tem o seu significado, sendo integradas num ambiente envolto pela natureza e baseadas em valores de sustentabilidade e preservação, através de barragens e painéis solares.

A colina, onde está edificada a escultura do pássaro, é o ponto mais procurado do parque e representa a segurança e honra da mulher. Existe também no topo da montanha um mini teatro multidimensional. A segunda é dedicada a desportos de aventura e passeios pela natureza, sendo que no seu topo existe um museu audiovisual ideal para os turistas aventureiros que desejem experimentar coisas novas. Exemplo disto são a estação de paintball ou o trilho de três horas numa floresta encantada.

No caso da terceira elevação oferece-lhe a oportunidade de passar a noite, fazendo campismo, onde será presenteado com um bonito pôr do sol. A quarta encosta do parque Jatayu oferece um refúgio no meio da natureza. É dedicada ao rejuvenescimento e consiste numa caverna que foi transformada num spa. É o local ideal para alinhar os chacras.

O parque está localizado numa cadeia montanhosa do distrito de Kollam, em Kerala, na Índia. Não é necessário transporte especial para entrar no parque, no entanto os visitantes são obrigados a andar de teleférico para chegar ao topo e observar a estátua de perto. Os turistas que pretendam entrar no parque têm de pagar um bilhete que custa 4,82€ por pessoa mais as taxas.

O Jatayu Earth’s Center está aberto todos os dias da semana entre as 9h30 e as 17h30. É possível chegar a este destino a partir de várias estações de comboio, sendo que a mais perto fica a 22 quilómetros e chama-se Kottarakkara Railway Station. O aeroporto mais próximo é o Trivandrum que fica a 52 quilómetros da grande rocha.

Além de ser o palco desta atração turística, o centro é o maior parque de aventuras dentro de um terreno natural. Entre as suas diversões estão o paintball, travessias de vales, percursos pedestres, vários tipos de escalada, slide, tiro com arco e rapel. Para a realização da escalada saiba que existe a possibilidade de fazê-lo nas formações rochosas naturais da encosta. Os preços das atividades poderão ser consultados no site oficial.

De seguida carregue na galeria para descobrir mais detalhes sobre esta escultura monumental.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT