NiTtravel

Estas grutas são um autêntico palácio de arte natural e escondem um segredo

As Reed Flute Cave vão mostrar-lhe um espetáculo admirável digno de um Óscar. São também o paraíso para os fãs de geologia.
Reed Flute Cave, China.

A Reed Flute Cave ou, em português, Gruta da Flauta de Junco, é um local cénico que parece saído de um filme. Esta estrutura fica na China num subúrbio do noroeste de Guilin — Guangxi — a apenas cinco quilómetros do centro da cidade. As zonas rurais da área são caracterizadas por um tipo de montanha específico que, devido à elevada corrosão das rochas, leva ao aparecimento de cavernas, vales e rios subterrâneos. Contudo, a gruta de que lhe falamos não é normal pois dentro dela acontece um espetáculo incomum que atrai inúmeros turistas todo o ano.

Esta concavidade geológica tem cerca de 240 metros de profundidade e 500 metros de comprimento. É também constituída por várias estalagmites e estalactites, gigantes pilares de pedra que propiciam a existência de amplas câmaras subterrâneas e cortinas de pedra. Todos estes fenómenos geológicos têm vindo a formar-se há aproximadamente 180 milhões de anos. Pela sua aparência única, é chamada de “Palácio da Arte Natural”.

O seu aspeto transporta os milhares de turistas que visitam a gruta para outra dimensão. Ao entrar no spot é impossível não ficar surpreendido com o visual radiante do seu interior. As estalactites conferem ao local uma aparência radiante pautada por pequeninas gotas de água. As luzes do arco-íris ao embaterem nas enormes formações naturais compõem um país das maravilhas que deixou de existir apenas nos seus sonhos e foi tornado realidade. Também nesta formação rochosa é possível encontrar um lago subterrâneo causado pela erosão e pelas águas do subsolo que flui praticamente ao longo de todo o percurso e torna o cenário ainda mais bonito.

A Reed Flute Cave é uma visão que não poderá encontrar em mais nenhum lugar do mundo. Essas formações distintas têm nomes que combinam com o seu visual, sendo que algumas se assemelham a criaturas mitológicas ou estruturas modernas, como é o caso da Estátua da Liberdade. As insólitas estalactites e estalagmites são nomeadas de acordo com a sua aparência e as lendas que os habitantes locais chineses associaram às mesmas, como é o caso de Crystal Palace, Fish Tail Peak e Dragon Pagoda. Por exemplo, diz-se que a maior estalactite da caverna foi a lança mágica do Rei do Dragão, uma figura importante nas lendas budistas chinesas.

Uma particularidade desta atração turística é que, ao sair do local, irá encontrar uns enormes juncos que crescem e prosperam fora da caverna misteriosa e que podem ser utilizados para fazer flautas daí o nome Flute Cave. Apesar das obras-primas criadas pela natureza no interior da gruta, existem ainda 77 inscrições a tinta de poemas e diários de viagens.

Historiadores relatam que a caligrafia nas paredes data do século VII —  durante a Dinastia Tang —  servindo como uma imagem daquilo que seria a versão medieval chinesa do grafite ou hieróglifo. Também através de vários estudos foi possível apurar que o local subterrâneo foi crucial na guerra sino-japonesa porque a população autóctone utilizou o spot para seu refúgio e esconderijo das bombas japonesas. Debaixo da terra até chegaram a existir hospitais e jornais que funcionavam de forma segura devido ao grande tamanho das câmaras subterrâneas.

No entanto, acredita-se que a caverna se manteve vazia e intocada por 1000 anos, antes de ser redescoberta em 1940 por um grupo de tropas japoneses refugiados. 20 anos depois o local foi formalmente aberto ao público (1962). Desde então tornou-se uma atração turística popular contando com viajantes curiosos de todo o mundo.

Quanto à formação da Reed Flute Cave, todos os elementos constituintes do seu interior foram moldados pela natureza. Como toda a topografia cárstica, esta caverna é o resultado de milhões de anos de erosão por parte da água, que foi desgastando a camada da rocha calcária à superfície da terra. A água, contendo calcário escorre pelas fendas das rochas e cristaliza-se em estalactites suspensas no topo da caverna. A restante que cair no chão vai formando estalagmites que crescem de baixo para cima criando os pilares de pedra.

Estas formações de pedra que crescem ou do chão ou do teto são facilmente comparáveis a figuras e quem visita o local consegue visualizar formatos de criaturas mitológicas ou até mesmo animais. Alguns destes rochedos têm nomes e são atrações que deve visitar. O Crystal Palace é o local subterrâneo mais amplo e existe uma enorme estalactite que se encontra no meio da “sala”, como se de um candelabro se tratasse.

Ao refletir umas luzes mágicas multicolor para todo o “salão” retrata um episódio de um mito chinês. Já os Pines in the snow são duas grandes e únicas estalagmites, uma retrata um boneco de neve, a outra deve representar um pinheiro com grossas camadas de neve nos seus galhos e folhas.

Caso tenha ficado com curiosidade saiba que pode visitar este local. A caverna fica relativamente perto do centro da cidade de Guilin. Situada a apenas cinco quilómetros da baixa é de fácil acesso através de um autocarro local. Os transportes que pode apanhar são o 3, 58 e 13. Ambos fazem uma paragem na Reed Flute Cave Station. Os autocarros turísticos da cidade também lá vão dar e partem a cada 15 minutos desde as 10 horas até às 15h30.

O preço de um bilhete para entrar nesta mágica gruta é de 12,74€ por pessoa. Se desejar levar os miúdos, os acessos são fáceis e sem subidas muito íngremes, por isso, os que têm entre 1,20 a 1,40 metros pagam apenas metade do ingresso normal. Os mais novos que tenham alturas inferiores aos valores mencionados anteriormente não pagam entrada. O tempo recomendado de visita é de três horas e de abril a novembro está aberto das 7h30 às 18 horas. Se visitar o local de dezembro a março, os horários são das 8 horas às 17h30. Os ingressos podem ser comprados online no site e após o download do PDF ficam disponíveis por três dias.

De seguida carregue na galeria para conhecer esta gruta mágica na China.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT