NiTtravel

Este forte português colocou uma praia da Índia no radar dos fãs de Bollywood

O cartão-postal de Chapora serviu de cenário de filmes. Ainda assim, continua a ser um dos segredos mais bem guardados de Goa.
É o cartão-postal de Chapora.

Existem cada vez mais cineastas a filmar em Goa, e, por isso, muitos turistas obcecados por Bollywood a visitar a zona. Seja o diretor Rohit Shetty, que vem sempre a esse local para filmar as produções, ou outros cineastas, este é um lugar extremamente popular para a indústria. Incríveis falésias vermelhas, festas cheias de turistas que querem ver o pôr do sol em bares e discotecas com vista para o mar. Vagator, na Índia, é uma zona costeira animada, bastante conhecida e popular por toda a sua vida. É, aliás, uma das mais fotografadas de Goa.

Se tem por hábito ver alguns filmes indianos com cenas gravadas em areais, é muito provável que algumas delas tenham sido aqui passadas. É realmente deslumbrante o seu cenário, com uma baía na qual as ondas de espalham como se fossem rendas brancas das saias com palmeiras que completam toda a paisagem.

Na ponta do cabo, há alguns conjuntos de rochas banhados pelo mar, que são refúgios mais escondidos perfeitos para os recém-casados e aqueles visitantes que preferem descansar sem ter vários olhares em cima. É, no entanto, fugindo menos de dois quilómetros dela, nos arredores mais tranquilos, que se encontra uma das praias menos conhecidas de Goa: a praia da Chapora. Esta mudança de ambiente é uma agradável surpresa, que não foi esquecida no filme “Dil Chahta Hai”, onde três amigos passam momentos tranquilos juntos.

Este segredo costeiro é um tesouro de beleza natural. Rodeadas por coqueiros, as areias brancas e macias contrastam com as rochas de lava negra. No mar, a água marinha alterna para verde esmeralda com o movimento do sol.

Passear por aqui é como recuar no tempo. Chapora é uma vila de pescadores que manteve os seus antigos modos de vida. Aproveite para se sentar ao pé de um dos pescadores que, com as vestes tradicionais, lhe irá contar uma das muitas histórias que acumulou ao longo da vida. Acredite que vale a pena. Observe também como as mulheres, vestidas com tecidos coloridos, regateiam a venda dos peixes à borda da estrada.

Ainda assim, é ao fundo que se encontra o tão esperado cartão-postal da praia e do conhecido filme de Bollywood: um forte português com 500 anos, que protege o ambiente contra as populares festas de Vagator. Construído em 1612, foi conquistado 100 anos depois pelos portugueses que ali governaram até à independência de Goa.

Garantimos que não há sítio melhor para se ver o pôr do sol. Com a luz a refletir no mar Arábico, nem o turista mais exigente pode negar o seu encanto. E o melhor é que, apesar de estar aberto oficialmente das 9h30 às 17h30, uma vez que grande parte são já ruínas, pode conhecê-lo a qualquer momento.

Através de escalada ou de uma simples caminhada, é um ótimo programa para o final do dia. No entanto, ainda que não seja um spot assombrado, evite ficar até escurecer. Os terrenos não são bem definidos e há o perigo de cair ou se perder.

A praia de Chapora é, então, um local perfeito para os amantes da aventura e da tranquilidade. Longe do barulho das multidões da cidade, pescar um peixe com uma vista incrível do belo pôr do sol à frente é realmente uma experiência relaxante.

Se procura um spot para praticar desportos aquáticos como surf, parapente, jet ski e pesca, é aqui que tem de parar. Para os turistas que quiserem apenas relaxar, é possível fazer um simples passeio na areia, apanhar sol ou apenas aproveitar as correntes quentes da praia.

Peixes, cocos, bananas, Bebinca — a tradicional sobremesa goesa feita de cocos —, candelabros feitos de porcelana azul requintada e artesanato como cestas de tecido e potes de barro podem ser encontrados em abundância por aqui. Basta passear pelas ruas da vila.

Além da beleza da praia de Chapora, pode provar os deliciosos frutos do mar disponíveis nas barracas da praia e restaurantes à beira-mar. Aventure-se e saboreie a cozinha continental e goesa e não deixe de experimentar o popular Ganesh Juice Center, que atrai turistas de todo o mundo pelos seus sumos de frutas orgânicas.

À noite, a praia transforma-se num local deslumbrante que só é melhorado pelos baixos preços de alojamento. Porém, por não ter grande número de oferta, é melhor reservar a estadia com antecedência. Quanto à altura a visitar, não precisa de se preocupar muito. Com temperaturas normalmente elevadas, a praia de Chapora pode ser conhecida durante todo o ano. Ainda assim, a NiTtravel sugere que o faça entre outubro a junho.

A 24 quilómetros de Panaji, para lá chegar basta apanhar um táxi ou autocarro, que o levará diretamente até à praia. Em Mapusa, a apenas nove quilómetros do destino, pode alugar uma bicicleta e aproveitar para percorrer as estradas de forma mais criativa.

Carregue na galeria para ver imagens da praia de Chapora e o seu forte.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT