Já vimos pessoas a viajar para destinos paradisíacos só para nadar com tartarugas, raias, tubarões e golfinhos. Até aí, tudo normal, são espécies que vivem no mar. O que não é tão comum é encontrar porcos que gostam de passar mais tempo dentro de água do que em terra — mas há uma ilha nas Bahamas onde acontece com bastante frequência.
Os suínos que moram em Big Major Cay são, possivelmente, os mais famosos do mundo. Na Pig Beach, uma praia localizada numa ilha desabitada em Exuma, os animais não se banham na lama, preferem nadar no mar. É uma das atrações mais incomuns e interessantes das Bahamas, que recebe anualmente milhões de turistas ansiosos por mergulhar com eles
A área abriga cerca de 20 a 25 porcos e ainda hoje não se sabe ao certo como foram lá parar — mas não significa que não existem algumas teorias sobre este mistério. Outra lenda diz que sobreviveram a um naufrágio e conseguiram nadar até à costa, enquanto outros relatos afirmam que chegaram da vizinha Staniel Cay e foram colocados lá intencionalmente pelos habitantes locais, que queriam livrar-se do “cheiro desagradável”.
Diz-se, ainda, que os suínos foram deixados na Big Major Cay por marinheiros há muitos séculos. A ideia era criá-los para, mais tarde, servirem de alimento. Contudo, os navegadores acabaram por não voltar e os animais aprenderam a nadar e sobreviveram graças ao excesso de comida que era despejada dos navios que passava. Tornaram-se independentes, tal como aconteceu na obra de George Orwell, “O Triunfo dos Porcos”. A diferença é que aqui (ainda) não houve nenhuma revolta.
Há já várias gerações que são os únicos moradores da ilha, mas nem por isso se tornaram antissociais. Estão tão habituados a ter turistas ali ao lado que, assim que os vêm chegar, nadam até aos barcos que se aproximam porque sabem que estão prestes a serem alimentados.
Apesar de serem bastantes amigáveis, há que ter atenção. Quando a filha do treinador de futebol José Mourinho, Matilde, visitou a ilha, em 2018, confessou nas redes sociais que um dos animais quase lhe mordeu o dedo — e também há relatos de que gostam de “morder rabos alheios”.
A Big Beach começou a ficar nas bocas do mundo depois da visita de Eric Cheng, um fotógrafo especializado neste mundo subaquático, em 2009, que já tinha ouvido falar desta “praia com porcos nadadores” — e tinha que a ver pelos seus próprios olhos. “É muito estranho vê-lo a passear em praias tropicais de areia branca, mas vê-los mergulhar na água para receber os barcos que chegam é simplesmente bizarro”, disse na altura.
Graças às fotografias tiradas por Cheng, a ilha tornou-se mundialmente famosa — mas a fama também trouxe tragédia. Em 2017, sete dos animais selvagens foram encontrados mortos em Big Major Cay. Os relatórios iniciais indicavam que os turistas andavam a dar doses fatais de álcool aos suínos, mas a teoria veio a ser desmentida mais tarde. O inspetor da Humane Society, Ventoi Bethune, disse à “National Geographic” que os veterinários que visitaram o local encontraram abundância de areia nos estômagos dos que foram encontrados mortos.
Com o aumento do turismo, os animais, que antes estavam habituados a procurar comida natural na floresta, começaram a estar muito mais dependentes dos humanos, que tinham por hábito atirar os alimentos para a areia. A mudança climática também pode ter sido parcialmente responsável por prejudicar os porcos, que não tinham muita água fresca para beber na ilha, devido a um janeiro seco incomum.
Em janeiro de 2018, houve relatos de que os sobreviventes tinham dado à luz leitões, o que fez aumentar novamente o número de habitantes da Big Major Cay. Atualmente, os barcos estão autorizados a ir até lá e os turistas podem nadar com os suínos e alimentá-los.
Podem ser os mais famosos, mas os porcos desta praia nas Bahamas estão longe de ser os únicos animais na ilha. O Compass Cay, por exemplo, é o lar de tubarões-lixa, que também adoram nadar com humanos, e a Bitter Guana Cay é a casa das ameaçadas iguanas de Exuma.
A Bahamas Air Tours é uma das empresas que organiza excursões de dia inteiro de Nassau até à ilha. Os preços começam nos 675€.
Como lá chegar
Para conseguir chegar à Big Major Cay, o melhor é aterrar no aeroporto de Nassau, nas Bahamas. Se partir de Lisboa, encontra bilhetes de ida e volta desde 658€. Depois, o ponto de encontro será combinado diretamente com a agência de viagens.
Carregue na galeria para ver fotografias dos porcos nadadores das Bahamas.