NiTtravel

Já marcou as férias? Há novas rotas de comboio para descobrir no Sudoeste Asiático

O The Eastern & Oriental Express anunciou o regresso à Malásia e a Singapura com duas novas rotas de três noites.
É a viagem de uma vida.

Temos boas notícias para aqueles que não resistem às viagens ferroviárias de luxo: tem novas rotas para adicionar às listas de desejos. Um dos comboios mais emblemáticos do mundo, o The Eastern & Oriental Express, o Belmond Train, anunciou o seu regresso aos trilhos do sudeste asiático.

Durante a pausa prolongada (que começou em 2020 devido à pandemia) os comboios e itinerários foram renovados para oferecerem “uma experiência ainda mais fascinante” aos passageiros.

Assim, a partir de fevereiro de 2024, vai ser possível embarcar em duas novas viagens sazonais que partem de Singapura, atravessam “paisagens em constante mudança” e cidades vibrantes da Malásia.

A viagem de três noites passa pelo oeste do país e percorre Kuala Lumpur, antes de fazer uma pequena pausa em Alor Setar, no segundo dia. Aí, os hóspedes podem sair das carruagens para entrar num barco particular 25 minutos que os levará até à ilha, onde poderão fazer snorkeling no Parque Marinho Pulau Payar durante toda a tarde, antes de regressarem novamente ao The Eastern & Oriental Express.

Podia ser o ponto alto do itinerário, mas as surpresas continuam. No dia seguinte, os visitantes podem conhecer a famosa ilha de Penang. Haverá tempo suficiente para um passeio cultural e artístico ao bairro antigo de Georgetown antes de embarcar em Butterworth para dar seguimento ao trajeto que termina em Singapura. A rota vai passar a disponível anualmente, de novembro a fevereiro.

Já de março a outubro vai funcionar o “Wild Malasya”, com a primeira partida marcada para 4 de março. À semelhança do anterior, também parte da Singapura, mas desta vez irá mais para o norte, atravessando as exuberantes selvas da Malásia. 

Neste caso, um dos destaques é a paragem no Parque Nacional Taman Negara, uma das florestas tropicais mais antigas do mundo, formada há quase 130 milhões de anos. É aqui que os leopardos, tigres, rinocerontes de Sumatra e búfalos coabitam — e os passageiros terão tempo para tirar fotografias e observar a vida selvagem. O terceiro dia volta a ser dedicado à ilha de Penang, antes do regresso a Singapura.

Todas as viagens acontecem nos comboios lendários da Belmont, com 15 carruagens verdes, incluindo um restaurante, um bar com piano e ainda uma carruagem de observação ao ar livre. Todas elas são decoradas com bordados asiáticos e sedas para “refletir a grandeza do ambiente local”.

Durante o percurso, os passageiros ficarão imersos na cultura do sudeste asiático devido às interações com os artesãos que vão ensinar artesanato tradicional, ou os contadores de histórias que partilham contos clássicos. Haverá ainda artistas a tocar jazz e músicas malaias. Quanto às refeições, será uma “mistura de influências chinesas, malaias e outros países do sudeste asiático”.

Os preços das novas rotas no The Eastern & Oriental começam nos 3.410€ por pessoa e incluem todas as refeições, bebidas e serviço de mordomo 24 horas. No valor também está incluída a excursão a Penang e, no caso da “Wild Malasya”, a visita guiada ao parque nacional.

Com estas duas novas rotas, a companhia ferroviária pretende levar os turistas a fazer uma viagem memorável “por um lugar onde a grande história, a opulência inspiradora e um espirituoso senso de aventura estão interligados”.

Como lá chegar

Para embarcar em cada uma destas aventuras, o ponto de partida é sempre a estação de Woodlands, na Singapura. Se partir de Lisboa, encontra bilhetes de ida e volta desde 681€. Depois, para chegar à estação, terá que apanhar um autocarro direto que demora cerca de duas horas.

A seguir, carregue na galeria para ver como é o incrível comboio no Eastern & Oriental Express.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT