NiTtravel

Laguna Kaan Luum: o spot secreto no México onde pode tirar as fotos mais instagramáveis

Este cenote fica perto de Tulum e é ideal para fazer piqueniques, relaxar e refrescar-se nas suas águas claras.
Perfeito para relaxar.

Os cenotes são uma atração muito conhecida na península do Yucatán, no México. Normalmente pensamos neles como lagoas profundas de água cristalina rodeadas por grutas. No entanto, os cenotes não são mais do que lagos formados por rios subterrâneos e, por isso, também existem estruturas descobertas e sem grutas como é o caso da Laguna Kaan Luum.

Esta lagoa fica a apenas 15 minutos de Tulum e é considerada um dos segredos mais bem guardados da Riviera Maya. É uma hidden gem, um cenote conhecido pelos habitantes locais, mas ainda pouco turístico. Em linguagem Maya, o seu nome significa “terra amarela”, mas a verdade é que esta lagoa é bastante colorida.

No centro, onde fica a parte mais funda do cenote, a água é de um azul escuro. À sua volta, na parte mais à superfície, é de um azul turquesa, mais do tom da água das praias mexicanas. E a rodear o cenote está uma grande selva, que o torna ainda mais secreto.

A parte central da lagoa é proibida para nadadores, pois tem uma corrente forte e é bastante profunda, chegando até aos 80 metros de profundidade. Assim, apenas mergulhadores podem entrar nesta área. Já a parte mais superficial é bem mais calma. É perfeita para relaxar, uma vez que é pouco profunda, as águas são muito clarinhas e mais quentes do que as dos cenotes normais por ser ao ar livre.

A lagoa não tem areal, pelo que a sua entrada é através de um grande cais de madeira. Além do cais pode relaxar nos baloiços e nas redes espalhadas pela lagoa. Estes spots também são ótimos para tirar fotografias instagramáveis. Se não é fã de mergulho em águas profundas, mas também gosta de atividades marítimas, pode fazer stand up paddle ou andar num caiaque.

A população local tenta que este spot continue com poucos visitantes e que mantenha a sua beleza e natureza intactas, por isso, o staff pede que os visitantes usem protetor solar biodegradável para não danificar a água e que tenham cuidado para não deixarem restos de comida, plásticos ou outro tipo de lixo.

O local não tem restaurantes, mas é ótimo para fazer um piquenique romântico ou em família. Há várias mesas ao redor da lagoa destinadas a estes mesmos piqueniques. Também não se esqueça de levar toalhas e a sua máquina fotográfica ou gopro, pois o sítio é ideal para tirar fotografias e partilhar nas redes sociais. 

Foto: Instagram: Laguna Kaan Luum Oficial.

Como já referimos, a Lagoa Kaan Luum fica a 15 minutos de Tulum e é possível chegar lá de autocarro ou de carro, uma vez que tem parque de estacionamento. O cenote abre às 9 e fecha às 17 horas. O preço de entrada para este oásis relaxante é de 300 pesos, o que equivale a 14€.

Se ficou com vontade de conhecer este spot secreto na Riviera Maya, reserve já o novo pacote da NiTtravel, que o leva ao México por apenas 790€ em regime de tudo incluído.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT