Costuma-se dizer que a China está a viver no futuro e esta nova construção é mais uma prova disso mesmo. O país vai inaugurar, em junho, uma das suas obras de engenharia mais megalómanas: a Huajiang Canyon Bridge, que será a ponte mais alta do mundo.
Situada numa paisagem natural em que duas escarpas terminam num rio, a infraestrutura está a ser construída na província de Guizhou e destaca-se pela sua altura. A ponte fica a 625 metros acima do nível do rio, o que significa que tem o dobro da altura da Torre Eiffel (312 metros). Com esta inauguração, roubará o título de ponte mais alta do mundo ao Viaduto de Millau, em França, que é 288 metros mais baixo.
A nova obra, cuja construção arrancou oficialmente em janeiro de 2022, terá uma extensão de 2.890 metros. Outro detalhe é o facto de ser suspensa com treliças de aço que pesam cerca de 22 mil toneladas.
Mais do que a altura, a paisagem também impressiona. A infraestrutura, que está mesmo na fase final de construção, atravessa o dramático Grand Canyon de Huajiang, conhecido como “a fenda da Terra”.

A necessidade de construir uma ponte que ligasse esta zona montanhosa surgiu numa altura em que a China tem feito um esforço nacional para melhorar as infraestruturas, especialmente em áreas montanhosas relativamente subdesenvolvidas, como é o caso de Guizhou, que fica a quase 1.300 quilómetros a oeste da cidade de Shenzhen.
Com esta construção, o tempo de viagem entre os dois pontos será reduzido de duas horas para apenas um minuto. “Tornar-se-á outro projeto de referência para demonstrar a força das infraestruturas da China”, sublinhou Zhang Shenglin, engenheiro-chefe do Guizhou Highway Group.
Com conclusão prevista para 30 de junho, a nova ponte vai “ajudar ao objetivo de tornar Ghizou um destino turístico mundial”. Com 92,5 por cento do seu território coberto por montanhas e colinas, esta região construiu quase 30 mil pontes desde o final da década de 1970. Atualmente, abriga quase metade das 100 pontes mais altas do mundo.
Além desta obra, está em desenvolvimento um projeto turístico ainda maior, que inclui um complexo comercial com 21 mil metros quadrados com lojas e zonas de restauração e atividades relacionadas com as escarpas que a ponte une, como miradouro, teleféricos, hotéis e parques de campismo.
@kagan_dunlap The Tallest bridge in the world is almost completed. The Huajiang Grand Canyon Bridge.