NiTtravel

Medersa Bou Inania: o monumento imperdível em Fez para os fãs da cultura marroquina

Era uma antiga escola superior e ainda hoje é considerada uma das mais bonitas de Marrocos.
Foi inaugurada em 1357

A Medersa Bou Inania fica na Medina de Fez no centro da cidade. Para quem não sabe, as medersas eram escolas superiores árabes, que ensinavam o Corão e outras disciplinas religiosas. Esta em particular foi mandada construir pelo sultão Abu Inan Faris e inaugurada em 1357. Era uma universidade, que também funcionava como residência e mesquita. Ainda hoje algumas das partes da medersa não podem ser visitadas porque continuam a exercer as suas funções de mesquita.

Foi renovada no século XVIII e no século XX e, por isso, é a mais bem conservada em Fez e a que melhor demonstra a arquitetura marroquina e a riqueza de materiais que eram usados na altura. É considerada uma das medersas mais bonitas de Marrocos, em conjunto com a Medersa Attarine, também em Fez e com a Ben Yousef Medersa, em Marraquexe.

Quando se entra no edifício, a primeira coisa que vimos é um grande pátio, com um incrível chão de mármore. Tem dois andares que se podem ver do pátio, no andar de baixo eram as áreas comuns e no de cima ficavam as residências. Voltando à arquitetura, do pátio é possível observar a arquitetura marroquina, com paredes altas, cheias de azulejo e cores, que contrastavam com a madeira das portas e janelas.

Os tijolos do telhado são verdes, mas tudo é coerente e mistura-se numa perfeita harmonia. No centro do pátio está uma fonte, que é alimentada pelo rio Fez e que atualmente continua a ser procurada pelos religiosos para as suas orações.

O piso de baixo é composto por quatro espaços principais: o pátio, a mesquita e duas salas de orações. Já o segundo andar é onde ficam as antigas residências e algumas galerias. Não havia muitos espaços comuns nas residências, pois a rotina destes estudantes passava por assistir às aulas, rezar e estudar.

A Medersa Bou Inania está aberta para visitas entre as 8 e as 18 horas todos os dias, exceto à sexta-feira, que é um dia sagrado para os muçulmanos. Como fica no centro da Medina de Fez, os turistas conseguem facilmente conjugar esta visita com as restantes atividades planeadas. O preço de entrada é de 10 dirham, o que equivale a apenas 2,50€.

Se leu o artigo até aqui e ficou com vontade de conhecer este monumento arquitetónico, cultural e religioso, não perca a nova oferta da NiTtravel para Fez por apenas 220€.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT