NiTtravel

No parque Xel-Há na Riviera Maya pode fazer snorkeling e nadar com raias

Já foi um porto de abrigo, uma lenda mitológica e agora é um espaço temático com atividades para toda a família.
Que vista incrível 

Xel-Há é um parque ecológico e temático na península do Yucatán no México. Fica a menos de uma hora e meia de Cancún e a 18 minutos de Tulum. O seu nome significa “onde nasce a água”, na linguagem Maya, uma vez que o parque está rodeado por uma baía onde o rio se junta ao mar das Caraíbas. Esta enseada natural abriga inúmeras espécies de animais e plantas. Por essa razão, o Xel-Há é considerado o maior aquário natural do mundo.

Durante a era pré-colombiana, este foi um ponto geográfico importante para os mexicanos, pois serviu de abrigo e zona de comércio para os marinheiros. Segundo uma lenda Maya consta que os deuses formaram um local que reunia o melhor da natureza, juntando a sabedoria à beleza. O espaço ficou tão incrível que os deuses decidiram partilhá-lo com os mortais.

Atualmente, o Xel-Há conta com um parque de atrações aberto desde 1995. A primeira atividade que pode experimentar deverá ser o farol cénico, que tem 30 metros e proporciona uma vista incrível sobre o parque. Assim já fica a conhecer melhor o espaço e, de seguida, pode descer pelos escorregas até uma das piscinas naturais.

Os visitantes mais radicais também podem fazer snorkeling neste spot. Durante esta atividade pode observar mais de 90 espécies, entre elas uma família de raias. Se prefere uma atividade mais descontraída, existe um rio interno, num túnel de árvores, onde pode deixar-se levar pela corrente até à enseada deitado numa boia.

Claro que, estando no México, não podia faltar um cenote. A caverna maya é um cenote coberto por uma gruta, com claraboias naturais que iluminam a água, tornando este lugar super instagramável.

Agora chegamos às atividades com mais adrenalina, incluindo o cliff of courage, um penhasco de cinco metros de onde se pode lançar para a água. O trepachanga é um slide divertido que vai de uma plataforma até ao rio. Também pode optar pelo chuc kay’s flight, onde pode imitar o Tarzan e atirar-se de uma liana para as águas refrescantes do Xel-Há.

Este é um parque all inclusive, ou seja, o bilhete inclui não só todas as atrações, como restaurantes, open bar, coletes salva-vidas, boias, bicicletas, balneários, estacionamento, wi-fi e zonas de descanso com espreguiçadeiras e redes. O Xel-Há está aberto de terça-feira a domingo, das 8h30 às 18 horas. O pequeno-almoço abre às 9h30 e fecha às 11h30, já o buffet de almoço, juntamente com o lanche, é das 11h30 às 17h30. O preço do bilhete para adultos é de 83€ e para miúdos é 41€.

Se gosta de aventura não pode mesmo perder o Xel-Há no México. E para ir até lá é fácil, apenas tem de reservar o novo pacote da NiTtravel para o México, válido para os dias 3 a 10 de setembro.

De seguida carregue na galeria para ver mais imagens do parque temático Xel-Há.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT