NiTtravel

O comboio panorâmico na Austrália que promete levá-lo numa viagem no tempo

O Puffing Billy funciona desde 1900 e passa pelas incríveis cordilheiras de Dandenong entre outros cenários instagramáveis.
Uma experiência diferente.

Quando pensamos em comboios, lembramo-nos das multidões nas linhas férreas à hora de ponta à espera da próxima carruagem. Recordamos a sensação de entrar num espaço fechado, apinhado de gente e de ficar lá, em pé, de braços apertados contra a barriga para não chocar com ninguém. Como normalmente associamos este transporte a momentos de stress raramente consideramos esta opção quando queremos fazer uma viagem.

A verdade, porém, é que nenhum outro meio oferece a experiência que um comboio pode proporcionar. Movem-se a uma velocidade que permite apreciar a paisagem e costumam atravessar regiões que vale a pena conhecer. Esta combinação acaba por ser perfeita para viver percursos únicos, com caraterísticas que nunca poderia encontrar se os mesmo fossem feitos de carro ou avião.

Com as preocupações ecológicas a ganharem cada vez mais força no momento de decidir a próxima viagem, os comboios têm sido uma boa alternativa porque são menos poluentes. Por esse motivo, tem havido uma maior procura e, consequentemente, maior disponibilidade das mais variadas experiências neste veículo.

Comboios de luxo, panorâmicos, abertos e fechados, começam a ser cada vez mais populares e há um que promete levá-lo numa viagem no tempo. Falamos do Puffing Billy, em Melbourne, na Austrália. A funcionar desde 1900, a principal ferrovia a vapor preservada do país já transportou mais de 11 milhões de passageiros pelas incríveis paisagens e vegetação das cordilheiras de Dandenong.

A apenas uma hora da capital do estado de Victoria, esta é uma experiência única que não pode ser encontrada em mais nenhum lugar: sentado no parapeito das tradicionais carruagens abertas com as pernas de fora. O que servia originalmente para ajudar as comunidades locais que viviam nas colinas, transportando desde passageiros a madeira, gado, batatas e plantas, é atualmente uma grande atração turística.

Mesmo antes de se sentar nas históricas locomotivas do comboio a vapor, vai começar a viver todo o momento. Aproveite para sentir o cheiro do vapor a sair da chaminé e ouvir o som do apito do comboio. Em pouco tempo, os maquinistas irão ajudá-lo a entrar nas carruagens abertas para um passeio pelas colinas, pelas icónicas pontes de madeira, pelo vale e pela floresta entre Belgrave e Gembrook.

Existem vários pacotes que pode escolher. Por exemplo, num deles os passageiros podem fazer um lanche tipo piquenique No outro, existem atores a encenar um assassinato antigo durante a viagem. Se tiver um amigo patudo, ele também pode participar num serviço especial que parte de Lakeside até Gembrook, numa viagem que demora 50 minutos para cada sentido — o Puffing Billy Dog Express. O mais popular começa na estação Belgrave, a sede da Ferrovia, que fica a uma curta distância de Belgrave Township, que conta com várias lojas e restaurantes.

Daí, Puffing Billy passa pelo extremo sul da floresta Sherbrooke, um excelente exemplo de floresta tropical conhecida pelas suas árvores nativas Mountain Ash, a planta com flores mais alta do mundo. Em poucos minutos, passa pelo ponto de referência mais famoso do comboio: a icónica Ponte Trestle. Certifique-se, nesta altura, de ter o seu telemóvel a jeito para tirar umas boas fotografias. Claro que este trajeto tem de ser feito com as pernas do lado de fora, independentemente da sua idade.

Gratuito para todos os passageiros, também é possível explorar o Menzies Creek Museum, um museu com mais de 80 exposições relacionadas com a ferrovia, incluindo raras locomotivas a vapor e diesel operacionais, uma caldeira e o Little Toot Café, onde pode parar para tomar um café.

Com o apoio de mais de 300 voluntários, o comboio a vapor convida os visitantes a vivenciar a tradição centenária todos os dias do ano, exceto no Natal. Os bilhetes devem ser pré-reservados antes da viagem, mesmo os miúdos com menos de quatro anos que viajam gratuitamente. Consoante o pacote que escolher, os valores irão variar, mas pode contar com uma viagem acima dos 30€. Recomendamos que consulte o site para saber as condições.

Se for um membro da comunidade local, aproveite o Locals Pass anual da ferrovia, que oferece viagens ilimitadas, bem como descontos especiais em experiências gastronómicas exclusivas, eventos e em produtos alimentares.

De seguida carregue na galeria para ver mais imagens das experiência ferroviária.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT