Localizado no sul da Flórida, o Parque Nacional dos Everglades é uma das maiores áreas húmidas e selvagens dos Estados Unidos da América. Este terreno pantanoso, que mais parece saído de um filme, é de uma beleza indescritível. Já para não falar que se estende no horizonte por seis mil quilómetros quadrados, criando a ideia de que é infinito.
Os Everglades são um dos maiores pântanos subtropicais do mundo, com uma grande biodiversidade e beleza selvagem e albergam inúmeros animais exóticos que escolhem o lugar para o seu habitat. Os pântanos americanos foram até declarados Património da Humanidade, Reserva da Biosfera e Terreno de Águas de Pouca Profundidade de Interesse Nacional, pela sua excecionalidade e beleza.
Esta área intocada é banhada pelo lago Okeechobee, que fica no extremo sul do estado e apenas a uma hora de carro de Miami. Esta imensidão tropical com mais de 607.028 hectares de belas paisagens repletas de diversas espécies de plantas e animais pode ser visitada apenas a bordo de um aerobarco, o que elevará a sua experiência para outro nível.
Neste terreno existe bastante vegetação que cobre toda a extensão do lago e a lama encontra-se coberta de ervas longas e finas que se agitam com o vento enquanto saúdam os visitantes. Os animais que mais caracterizam estas águas paradas são o crocodilo e o jacaré. O Parque Nacional de Everglades conta com um dos mais variados ecossistemas dos EUA, protegendo vários pântanos, prados com vegetações altas e mangues, assim como espécies raras em vias de extinção. Neste caso falamos de peixes-boi, crocodilos e pumas-da-flórida.
Para observar o Parque na sua plenitude, existe também uma torre de observação em Shark Valley. Tem 20 metros de altura e, através da observação da vista, poderá decidir os pontos próximos e distantes na paisagem que irá querer visitar. No Shark Valley Visitor Center, perto do miradouro, são também apresentadas exposições educativas e vídeos sobre o parque, bem como uma loja de lembranças. O Shark Valley Tram Tours oferece visitas guiadas e o aluguer de bicicletas.
Os passeios de aerobarco são, sem dúvida, a melhor forma de conhecer este único ecossistema. Ao longo do percurso, passará por vários canais, rios e pequenas ilhas com fazendas. Estes barcos são construídos para que possam atravessar áreas alagadas com a maior rapidez e o melhor disto é que esta forma de visitar os Everglades não põe em risco o ecossistema, os animais que lá habitam e as plantas que fazem parte da paisagem natural.
As viagens de barco são educativas e emocionantes e, normalmente, feitas com guias ou em tours para que a especial história de Everglades não seja esquecida. Também terá à sua disposição alguns trilhos que atravessam pontes sobre os lagos e pântanos, ou poderá alugar uma bicicleta e pedalar pelos percursos de Snake Bright e Long Pine Key Nature. Os passeios de canoa ou caiaque são muito famosos e percorrem os 159 quilómetros da Wilderness Waterway Trail.
Se o passeio de lancha lhe despertar um bichinho na barriga, o restaurante perto do pântano dá-lhe a possibilidade de provar uma gastronomia realizada à base da fauna local. Exemplo disto é o hambúrguer de crocodilo, que parece estranho mas tem muito boas críticas.
Entre as atividades que poderá realizar durante a sua visita ao Parque Nacional dos Everglades estão o ciclismo, onde poderá andar de bicicleta pelas áreas de Shark Valley e Snake Bright Trail, observação de pássaros e uma viagem de barco, porque parte da reserva é apenas acessível dessa forma.
O parque também lhe oferece a opção de acampar de forma selvagem ou não. O Long Pine Key and Flamingo campground oferece-lhe bebidas, mesas de piquenique, chuveiros, zona para churrasco, salas de convívio, tendas e conexões elétricas. Outras áreas para acampamento e locais onde pode tomar banho estão disponíveis na parte mais aquática dos Everglades.
As opções de canoagem e caiaque são também possíveis e têm a vantagem de lhe oferecer uma vista maravilhosa para a vida selvagem e para a vegetação. Poderá até dar de caras com um jacaré. O Parque Nacional de Everglades é também um spot popular para a prática desportiva de pesca em água salgada e doce. Existem ainda atividades de geocaching, caminhadas e até Slough Slog. Esta última consiste na possibilidade de conhecer os pântanos com os próprios pés descalços, caminhando por um trilho mais intimista.
Se quiser realizar uma tour pode visitar o site oficial, pois existem inúmeras que pode escolher, desde tours guiadas a tours a bordo de um autocarro até às tours de airboat. As viagens de barco podem ser feitas sete dias por semana, das 9 horas às 17h70 e poderá reservar através do site, ligar para o (305-226-6048) ou enviar email para coairboat@nullaol.com, caso deseje planear melhor a sua visita.
Se está a questionar-se como chegar a Everglades, temos algumas dicas para si. Partindo de Miami, que fica a uma hora de distância de carro, siga para oeste pela Tamiami Trail, ou Highway 41. O caminho é também bastante interessante, passando pelos subúrbios da cidade até chegar à área pantanosa pouco desenvolvida. A zona que abrange o Parque Nacional fica no sul de Tamiami Trail, depois terá de seguir por 65 quilómetros ao longo do percurso para chegar a Shark Valley Visitor, um ótimo ponto de partida, onde poderá comprar os bilhetes para a entrada.
Caso vá de carro saiba que, por veículo, a entrada no parque custa 30€ e é válida durante sete dias consecutivos a começar do dia em que adquiriu. Por pessoa, a taxa de entrada é 15€, indo a pé ou de bicicleta, e os menores de 16 anos não pagam. A cidade de Everglades, situada no oeste do parque oferece-lhe inúmeras opções de alojamento. O local é bastante tranquilo e poderá lá passar as noites que quiser.
De seguida, carregue na galeria para conhecer os incríveis pântanos de Everglades.