NiTtravel

O único retiro nas montanhas da Cidade do Cabo é um luxo no meio da natureza

O Future Found Sanctuary fica nas encostas da Table Mountain, uma das formações rochosas mais incríveis do mundo.
É um sonho.

A verdade é que não precisamos de muitos motivos para apanhar um avião até à Cidade do Cabo, na África do Sul. Situada entre a montanha e o mar, é uma metrópole cosmopolita que tem de tudo um pouco: praia, surf, espaços verdes, bares, restaurantes, lojas e hotéis de luxo. Sem esquecer a Table Mountain, uma das formações rochosas mais espetaculares do mundo, considerada uma das sete novas maravilhas da natureza, que pode ser avistada em vários pontos da cidade. E se lhe disséssemos que pode dormir nas encostas desta montanha com mais de 1000 metros de altura?

Em dezembro do ano passado, a Time + Tide, empresa que gere várias propriedades no continente africano, anunciou a sua nova estância: o Future Found Sanctuary, o único retiro nas montanhas da Cidade do Cabo, que combina a serenidade da natureza sul-africana com o luxo do conforto moderno. Localizado nas encostas da Table Mountain, é um santuário isolado, com villas particulares cercadas por jardins que oferecem vistas únicas da cidade.

A propriedade de dois hectares era, originalmente, casa do empresário americano Jim Brett que, ao longo da sua carreira de 30 anos na indústria do design, ansiava por passar um tempo na natureza, bem longe da movimentada cidade de Nova Iorque. Comprou-a em 2014 e ficou apaixonado por este estilo de vida, em que o tempo parece parar. Com o objetivo de partilhar essa experiência com outras pessoas, construiu uma segunda casa, um spa e abriu a propriedade ao público no final de 2021. 

“Viver em conexão com a natureza é a base de muitas sabedorias antigas, está no nosso ADN. Acredito que essa sabedoria antiga seja o nosso futuro”, disse Jim Brett, que acredita que a propriedade rodeada pela paisagem montanhosa seja capaz de “resolver qualquer problema”.

Um ano depois de abrir ao público, a propriedade foi adquirida pela Time + Tide, uma empresa de turismo responsável que oferece experiências imersivas enquanto trabalha com comunidades locais, ONGs e organizações de conservação para proteger os lugares mais selvagens (e belos) de África.

Repleto de pessegueiros e pinheiros, o Future Found Sanctuary é a personificação de um refúgio natural, onde os hóspedes podem começar o dia com uma caminhada guiada na montanha, passear por cascatas ou passar a tarde a explorar muitas das maravilhas próximas da região, como o famoso Jardim Botânico Kirstenbosch.

Tanto os jardins do santuário como o Jardim Botânico fazem fronteira com o Parque Nacional Table Mountain, o que significa que existe um corredor ininterrupto entre a flora e a fauna para conhecer. Os chefs aproveitam tudo o que cresce organicamente nos jardins para criar chás que, posteriormente, oferecem aos hóspedes. 

Desta forma, além de aproveitar as plantas que crescem no solo, criam experiências únicas que conectam os hóspedes à comunidade. Além disso, o santuário pretende contribuir de forma significativa para este lugar especial que é a África do Sul e toda a decoração foi feita e pensada por artesãos indígenas.

O boutique hotel de sonho é composto por duas villas, com um total de nove suites que podem ser reservadas individualmente a partir de 335€ por noite. A Maison Noir é uma villa de cinco quartos com uma enorme coleção de arte local, isolada nas encostas da Table Mountain e cercada por um jardim que “inspira o rejuvenescimento sensorial”, como descrevem no site. Se ficar hospedado na suite master, por exemplo, terá vistas magníficas das cordilheiras da Cidade do Cabo, e uma lareira natural para o aquecer nos dias mais frios.

A Villa Verte é uma obra-prima arquitetónica de quatro quartos, também nas encostas da montanha, que oferece panoramas verdejantes. Combina uma estética atemporal com interiores banhados por luz natural. No exterior, existe um jardim, um relvado para meditação, uma piscina aquecida e uma outra natural.

Além das villas, o Future Found Sanctuary está equipado com um estúdio de ioga que oferece aulas diárias gratuitas para todos os hóspedes. Num espaço idílico como este, também não podia faltar o spa, com quatro salas de massagens e uma sauna. Para os hóspedes fit, há um ginásio com passadeira, bicicleta, pesos e uma área de alongamento.

Existem ainda cinco jardins espalhados pela propriedade e, com a ajuda dos colaboradores, pode aprender sobre os benefícios de cada uma das plantas que crescem no terreno ou até mesmo colher frutas frescas das várias árvores de pomar.

Como lá chegar

Para chegar a este santuário único na África do Sul, primeiro precisa de apanhar um voo até à Cidade do Cabo. Se partir de Lisboa, encontra bilhetes de ida e volta desde 494€, com uma escala.

Quando chegar ao aeroporto, a melhor opção é mesmo chamar um táxi ou alugar um carro para chegar ao alojamento em menos de meia hora. Também pode combinar com o hotel um transfer privado, que o irá buscar ao aeroporto às horas combinadas.

De seguida, carregue na galeria para conhecer este incrível retiro nas encostas da Table Mountain.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT