NiTtravel

Rocha do elefante: a pérola mais incrível e instagramável da Arábia Saudita

Sente-se e aprecie o pôr do sol do deserto enquanto olha para uma das rochas mais estranhas e populares do mundo.
O pôr do sol é um momento único neste spot.

O nascer e o pôr do sol são momentos deslumbrantes em qualquer cenário. Mas a NiTtravel encontrou um spot que vai tornar este acontecimento ainda mais comovente e surpreendente. Situado nas areias douradas do deserto, com uns incríveis 52 metros de altura, está o imponente Elephant Rock, também conhecido como Jebel Al-Fil, uma das muitas maravilhas de Al Ula — uma cidade da região de Medina, no norte-oeste da Arábia Saudita.

Pode parecer estranho que olhar para uma rocha se tenha tornado uma atividade tão procurada, mas quem tem o privilégio de olhar para esta atração diz ser difícil não se emocionar com o seu tamanho tremendo. De longe, um enorme elefante ergue-se numa paisagem de areia, rodeado por outras formações rochosas com dimensões igualmente impressionantes. Mas nem essas ofuscam a Pedra do Elefante, que age como um lembrete da força das areias e do tempo.

A beleza desta poderosa força natural de arenito vermelho foi moldada durante milhões de anos pela erosão eólica e hídrica e só se torna mais bonita com o avançar do dia. Ao anoitecer, esta que é uma das rochas mais populares do mundo, torna-se ainda mais realista sob as luzes que foram instaladas no local.

Esta maravilha geológica icónica é um fenómeno para se ver tanto à luz do dia quanto à noite. Mas é à medida que o sol se põe, que as cores dançam no céu e este elefante épico fica com um magnífico tom de vermelho. Muitos são aqueles que tentam capturar a imagem perfeita com as suas lentes fotográficas para partilhar nas redes sociais.

Além da impressionante ilustração, visitar a rocha à noite pode ser vantajoso também para evitar o clima quente que se sente durante o dia. A verdade é que Al Ula não deixa de ser um deserto com as altas temperaturas que lhe são características durante o dia e frio à noite.

Descobrir o local pode ser um programa bem divertido, já que o spot é bastante animado e tem assentos escavados na areia, com áreas de sofás rebaixados e a opção de acender uma fogueira. Aqui os turistas podem ver a vista enquanto bebem ou comem alguma coisa e ouvem uma música de fundo.

Os visitantes de Al Ula podem explorar a Pedra do Elefante, que fica a menos de 20 quilómetros do centro da cidade. Para lá chegar não é preciso um carro 4×4. O acesso faz-se de forma fácil, uma vez que fica perto de uma estrada principal e está bem sinalizado. Chegando ao local, podemos estacionar na área designada.

Se está a pensar conhecer esta atração turística, saiba que não precisa de se preocupar com a compra de bilhetes. Este spot é totalmente gratuito e está aberto 24 horas por dia. Pode pagar uma taxa de 50 SAR, não chega a 13€, para entrar numa zona mais próxima da rocha. Esta área permanece aberta das 16 horas à meia-noite.

Uma vez no local, sugerimos que faça uma caminhada na zona circundante da rocha. A área é ideal para os aventureiros, oferecendo trilhos de caminhada com quase quatro quilómetros de extensão e que levam entre uma hora e meia a duas horas para serem percorridos.

Embora se possa passar horas perto da estrutura observando as belas vistas, recomendamos aos turistas que visitem outros lugares próximos em Al Ula, como o centro histórico de Al Ula e o Madaim Salé, declarado Património Mundial pela UNESCO. Muito conhecido pelos impressionantes afloramentos rochosos, Al Ula é nada menos do que um museu natural. Belo exemplar do esplendor arquitetónico da natureza, a cidade oferece vários trajetos de aventura e ciclismo, passeios de camelo e escaladas em várias áreas.

Do desenvolvimento das cidades à restauração da glória do passado, a Arábia Saudita tem apostado, nos últimos anos, bastante no turismo mundial. As regiões rurais do país são famosas pelas suas paisagens desérticas, assim como muitas das suas falésias, dunas e montanhas. No entanto, não é sempre que se vê um penhasco parecido com um elefante. Jabal Al-Fil tornou-se bastante significativo como uma das estruturas rochosas mais populares do mundo.

Se já está convencido, comece já a planear a sua viagem pelos céus árabes. Aproveite o cenário natural e fascinante longe da agitação da cidade para relaxar e tirar umas excelentes fotografias.

Carregue na galeria para conhecer melhor a zona turística onde se encontra a Rocha do Elefante.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT