NiTtravel

Será esta a mais incrível e perigosa piscina natural do mundo?

Os mais destemidos que entram na Devil´s pool são empurrados até à ponta. Só não caem sobre os penhascos porque as rochas os protegem.
Ninguém fica indiferente.

As Cataratas Vitória competem com o monte Kilimanjaro como o marco natural mais impressionante de África. São uma das maiores quedas de água do mundo e também uma das mais impressionantes de sempre. Na fronteira de Zâmbia com Zimbabwe, fascinam qualquer um que passe por elas — seja do fundo do desfiladeiro, da ponte Knife Edge ou do conforto de um avião ou helicóptero. Ainda assim, não há experiência igual à de dar um mergulho na Piscina do Diabo.

Após milhares de anos de erosão, muitas piscinas rochosas formaram-se perto das grandes Victoria Falls. Uma delas e a mais incrível de todas fica mesmo à beira das grandes quedas de água. A Devil´s Pool é quase uma piscina infinita final que oferece uma vista privilegiada para as cataratas. Estranhamente calma, com três metros de profundidade, fica mesmo à beira de um abismo.

É preciso uma caminhada num ambiente rochoso e nadar no Zambeze para chegar ao spot. Os mais destemidos que saltam para este destino são empurrados até à ponta, só parando e evitando uma queda sobre os penhascos, porque as rochas os protegem de cair. Quem conseguir chegar até lá vai ter à sua frente uma vista realmente emocionante.

Não há, no entanto, motivos para preocupação. Há guias disponíveis na entrada das cataratas para acompanhá-lo até a piscina. Não precisa necessariamente de nadar até lá. A Devil’s Pool fica no lado zambiano das Cataratas Vitória, perto da ilha Livingstone. De junho a dezembro, pode apanhar um dos barcos (por 110€) que partem na margem do Zambeze e percorrer o resto do caminho a pé, desde que não se importe de ficar submerso até à cintura.

Os passeios de 1h30 saem às 7h30, 9 horas e 10h30. Há também uma excursão de almoço de 2h30 que sai às 12h30 e uma à tarde de duas horas marcada para as 15h30. Se quiser tirar uma boa foto para publicar no Instagram ou Facebook, saiba que o cenário ribeirinho é mais fotogénico no início da manhã ou no final da tarde.

A NiTtravel alerta ainda para que esteja ciente de que os mergulhos só são possíveis quando o rio está baixo o suficiente para nadar com segurança. Isso geralmente ocorre entre meados de agosto até o final de dezembro, sendo o acesso mais seguro em outubro e novembro, quando o fluxo é mais fraco.

Desde que se sigam as indicações dos guias, tudo é bastante seguro. Claro que não se consegue prever o comportamento dos hipopótamos e crocodilos que espreitam no Zambeze, mas, que se saiba, nunca ninguém morreu aqui. Em 2009, um guia turístico sul-africano caiu ao resgatar um visitante que escorregou num canal acima das Cataratas Vitória. No entanto, isso não aconteceu na Devil’s Pool, mas mais perto da margem do rio Zâmbia.

Pode reservar uma viagem até à ilha Livingstone facilmente. Basta dirigir-se a qualquer operador turístico. Também recomendamos que arranje transporte até ao ponto de partida e não se esqueça de levar o passaporte ou visto consigo, de forma a cumprir as formalidades na fronteira. Qualquer pessoa com mais de 12 anos pode nadar na Piscina do Diabo.

Destino único que maravilha todos os que por lá passam, as cataratas são vistas e vivenciadas de forma diferente por milhões de turistas todos os anos. Se ainda não conhece esta que é uma das maiores do mundo e a sua piscina, está na hora de fazer uma viagem até lá.

Carregue na galeria para ver algumas imagens deste cenário incrível.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT