nittv

Como fazer brownies de chocolate sem açúcar, farinha e óleo

Sim, um brownie pode ser saudável. A receita é da blogger Luísa Fortes da Cunha.

A receita tradicional de brownies leva cinco ingredientes: açúcar, chocolate, manteiga, farinha e ovos. Como sempre, e porque o bolo é incrível, começaram a aparecer versões mais criativas: há com nozes, fruta ou caramelo, por exemplo.

Como uma das tendências é a preocupação com a alimentação, também já existem versões de brownies saudáveis. A receita que esta semana a NiT lhe apresenta é de Luísa Fortes da Cunha, autora do blogue My Casual Brunch, e não apresenta nenhum dos ingredientes comuns que fazem menos bem, mas mantém exatamente o mesmo aspeto. Não têm açúcar, farinha, ou manteiga. Levam aveia, mel, nozes, fermento, ameixas, ovo e chocolate de leite, feito em casa através da mistura entre chocolate preto e bebida de aveia.

Todas estas substituições garantem três coisas: um produto muito mais saudável, muito menos calórico e com um sabor ótimo.

Ingredientes:

— 100 gramas de ameixas secas;

— 100 gramas de farelo de aveia;

— Uma colher de chá de fermento;

— 100 gramas de chocolate com 70% cacau no mínimo;

— Duas colheres de sopa de mel;

— 200 mililitros de leite de aveia;

— Dois ovos;

— 10 nozes;

— Papel vegetal.

Modo de preparação:

Comece por cortar as ameixas em pequenos pedaços. Numa taça, separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo. Numa outra taça, coloque o farelo de aveia, o fermento e as gemas de ovos e mexa. Parta o chocolate em pedacinhos e leve ao lume, em banho-maria. Adicione o leite de aveia. Retire do lume logo que o chocolate esteja completamente derretido e bem envolvido no leite. Adicione esta mistura (chocolate com leite) à taça onde se encontra a farinha e as gemas. Junte também o mel. Misture tudo muito bem. Junte as ameixas e as nozes partidas em pedaços e por último as claras em castelo.

Pré aqueça o forno.

Forre com papel vegetal uma forma retangular, deite a massa e leve ao forno a 180 graus durante 20 a 25 minutos. Vá espetando com um palito até a massa deixar de agarrar. Retire do forno, deixe arrefecer e corte aos quadrados.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT