A chuva tinha parado por uns momentos quando encontrámos Alice Ramos, 39 anos, à porta do Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa. Vestia uns jeans, T-shirt e um bomber extravagante. Embora só estivesse de passagem para conhecer as marcas do mercado gratuito da ModaLisboa, não quis deixar de preparar um look de propósito para o evento.
O casaco, que dava o toque mais extravagante ao look era da marca mais improvável que encontrámos nesta edição da ModaLisboa: Lidl.
Depois de termos encontrado coisas estranhas como queijo dentro de carteiras, os repórteres entraram numa nova missão: descobrir qual a marca mais usada na 50.ª edição do evento, que aconteceu entre 9 e 11 de março. Há marcas que ganham com uma clara margem, outras — como o casaco do Lidl — surpreendem.
“Zara, Zara, Zara e… Zara”, arrisca Miguel, de 20 anos, estudante de Marketing e Publicidade. Escolheu as peças da marca por serem as que vão ao encontro das tendências da estação.
Já o músico Darko trazia apenas um elemento de fast fashion: os jeans, mas sem grande certeza de onde comprou. “Estas calças são de uma marca qualquer, uma Zara ou algo do género”, disse o artista, que foi convidado para o evento por alguns designers amigos.
Ao final do dia, a NiT chegou a uma conclusão: nem toda a gente que vai à ModaLisboa usa peças de estilista. A verdade é que as fast fashion ganham com muita vantagem.
Veja o vídeo abaixo para conhecer qual foi a marca mais usada pelos fãs da ModaLisboa.