opiniao

Esta mousse de chocolate com iogurte grego é para comer sem culpa

Não tem ovos nem açúcares refinados e é preparada com uma base de chocolate negro e iogurte grego.

Esta receita saudável leva apenas cinco ingredientes.

Finalmente, sexta-feira. Depois de uma longa semana de trabalho, horários para cumprir, reuniões, escola, trabalhos de casa e muito trânsito, só nos imaginamos a sair do escritório, apanhar os miúdos na escola e aproveitar o “dolce fare niente”. 

Há quem tenha o ritual de jantar sempre fora neste dia, para celebrar a entrada no fim de semana sem ter de se enfiar na cozinha. Mas também há quem, como eu, só queira chegar a casa. No entanto, há algo que penso ser comum a todos: darmos um miminho a nós próprios. Porque, afinal, merecemos. E isso não tem de ser uma compra, pode ser apenas um passeio à beira mar ou uma sobremesa especial.

Hoje trago-vos uma proposta que encaixa muito bem nesse papel e acho que terá aprovação tanto dos miúdos como dos graúdos. É uma mousse de chocolate leve e saudável, sem ovos nem açúcar refinado, preparada com uma base de chocolate negro e iogurte grego. Preparados para receber o fim de semana? Então tome nota da receita.

Ingredientes:

— 100 gramas de chocolate negro;
— Duas colheres de sopa de xarope de agave ou mel;
— Uma pitada de baunilha crua em pó ou lucuma em pó (opcional);
— 500 mililitros de iogurte grego (para uma opção mais leve e menos calórica, utilizar a versão ligeira);
— 150 mililitros de leite (qualquer leite da sua preferência, animal ou vegetal).

Modo de preparação:

Coloque o chocolate partido em pedaços e o leite num tacho, para que o chocolate derreta, em lume brando. Assim que o chocolate estiver derretido, adicione o xarope de agave (ou mel) e a baunilha (ou lucuma) e mexa bem. Desligue e deixe arrefecer.

Numa taça grande, coloque o iogurte grego e junte o preparado anterior, mexendo bem até obter uma mistura homogénea. Distribua em taças e leve ao frigorífico durante duas horas.

Antes de servir, pode decorar as taças com uma colherada de iogurte grego e framboesas ou morangos.

 

Mafalda Mouta tem 36 anos e escreve duas vezes por semana para a NiT, sempre sobre receitas saudáveis para os miúdos. É também fundadora da empresa Pó de Festa, que organiza a decoração e fornece o catering para vários tipos de eventos e festas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT