Receita fit: mini snickers saudáveis para os miúdos

O cacau, a banana e o amendoim, ricos em vitaminas e minerais, são os principais ingredientes desta dica da cronista da NiT Mafalda Mouta.

Há uma pergunta que se repete todos os dias lá em casa depois do jantar: “Mãe, o que é a sobremesa?”. E a resposta que faz abrir um sorriso na cara da pequena inquiridora não é maçã. Nem morangos ou banana. Embora goste muito de fruta, como gulosa que é, quer sempre um doce para acabar a refeição — quase como se fosse um prémio por ter comido tão bem e sem birras. Mas comer guloseimas todos os dias não faz bem à saúde e estraga-lhe os dentes. Como todos sabemos. Por isso, às vezes não há mesmo alternativa: temos de abdicar do que gostamos para ser saudáveis.

Até a nós, adultos, custa, quanto mais a uma criança. Mas afinal, será mesmo assim? Não existe outra forma? Claro que sim. Basta sermos um bocadinho criativos. Na verdade, comer de forma saudável não tem de ser chato ou triste. Basta procurarmos o que a natureza nos dá e escolhermos os ingredientes mais naturais e menos processados, continuando a comer o que gostamos. 

A receita desta semana é exatamente um “fecha refeição”, aquele bombom que sabe bem com o café (a nós adultos) e que serve para deixar qualquer miúdo feliz. Aqui estão os mini snickers.

Com esta sobremesa, consegue-se retirar todos os benefícios dos ingredientes utilizados. Por exemplo, a banana é rica em vitaminas, minerais e fibras, e o amendoim também é rico em gorduras saudáveis. Já o cacau tem antioxidantes e minerais e vitaminas importantes.

Ingredientes:

— Duas bananas médias;

— Manteiga de amendoim (pura, ou seja, sem açúcar ou outros ingredientes adicionados);

— Um terço de chávena de amendoins descascados e grosseiramente picados;

— 100 gramas de chocolate negro (pode usar com 74% de cacau, mas se preferir com maior concentração de cacau melhor).

Nota: se quiser uma receita ainda mais saudável livre de açucares refinados, pode preparar o seu próprio chocolate. Basta derreter em banho maria um terço de chávena de óleo de coco, juntar um quarto de chávena de xarope de agave e um quarto chávena de cacau em pó, mexendo tudo muito bem.

Modo de preparação:

Primeiro, comece por descascar as bananas, cortando-as ao meio (na horizontal) e depois cortando em pequenos pedaços (eu costumo cortar cada banana em 8 pedaços);

Depois, deve barrar a parte superior dos pedaços de banana com manteiga de amendoim. E passe a mesma parte superior dos pedaços de banana já cobertos de manteiga de amendoim no amendoim em pedaços.

De seguida, mergulhe os pedaços de banana no chocolate derretido. E por fim, leve ao congelador e retire cinco a dez minutos antes de servir.

 

Mafalda Mouta tem 36 anos e escreve de duas em duas semanas para a NiT, sempre sobre receitas saudáveis para os miúdos. É também fundadora da empresa Pó de Festa, que organiza a decoração e fornece o catering para vários tipos de eventos e festas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT