Restaurantes

Folha Bistro

O Folha Bistrô é restaurante, mercearia, organiza workshops e exposições. Aqui a comida é medicinal e tudo tem uma história.
A fundadora do projeto é a responsável pela cozinha.

Não é só um restaurante, nem apenas uma mercearia. Não se dedica a 100 por cento a workshops, nem é um vulgo espaço de exposições. O Folha Bistrô é tudo isto — e ainda mais alguma coisa. Uma espécie de tudo em um, como se costuma dizer. Neste caso, tudo no número 17 da Rua das Farinhas.

Está confuso? Nós explicamos. Ou melhor, Marcella Caetano esclarece. Afinal, ninguém melhor do que a própria fundadora do projeto para fazê-lo. “Não, não é uma lojinha de produtos naturais e medicinais. Se bem que é quase. O que pode ser melhor para a pele e para a saúde do que boa comida?”, deixa a pergunta.

O Folha fica dentro do hotel boutique Pateo, na capital. Mas para aqui entrar não precisa de ser hóspede. Aliás, a maioria dos visitantes que já o fazem nem o são. E é aqui mesmo que encontram a calma perto da agitação. É que na mesma rua há outros restaurantes e tascas — espaços que Marcella até considera muito fixes —  “mas que são muito barulhentos”. “Além da decoração, as pessoas gostam muito deste ambiente calmo”, confessa.

Ao entrar, a sensação é a de que estamos em casa. Uma algo sofisticada e com pormenores que foram pensados ao detalhe. No fundo, tudo tem uma história. O sofá amarelo foi ali colocado para dar cor às paredes em “tom de azul fechado”, tal como o candeeiro laranja. Já o tapete, por exemplo, foi feito à mão pelo hub criativo “A avó veio trabalhar” (constituído por mulheres de mais de 65 anos). Quanto às chávenas, essas chegam da Reshape, um projeto no qual presidiários fazem cerâmica.

O ambiente é descontraído, os móveis únicos e os sabores inconfundíveis. Tal como o próprio lar, aqui come-se qualquer coisa, a qualquer hora. Basta passar a porta, escolher um dos 24 lugares, ler a carta — “não é um menu extenso, só tem uma página” — e escolher. Pode, inclusive, optar por almoçar ou lanchar alguma das propostas de pequeno-almoço. “Há uma granola caseira maravilhosa”, nota a empreendedora.

 

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    R. das Farinhas 17
    1100-177  Lisboa
  • CONTACTOS
  • HORÁRIO
  • Segunda a sábado das 7h30 às 18h
  • Domingo das 7h30 às 14h
PREÇO MÉDIO
Entre 10€ e 20€
TIPO DE COMIDA
Internacional

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT