O verão pede refeições leves e frescas. Depois de um dia quente, há quem não tenha vontade de cozinhar pratos convencionais e opte por alternativas simples e rápidas, semelhantes às que se comem habitualmente ao lanche. A pensar nisso, a nutricionista Lia Faria preparou cinco sugestões equilibradas para o jantar, todas com menos de 400 calorias e mais de 20 gramas de proteína.
“A inclusão de ovos, atum, salmão, lacticínios ou alternativas vegetais são formas fáceis e simples de garantir um bom aporte proteico neste tipo de refeições. Para promover uma maior saciedade, idealmente devemos associar o seu consumo a fontes de hidratos de carbono como o pão, aveia, tapioca ou fruta, e a fontes de gordura como azeite, abacate, frutos gordos ou manteiga de frutos gordos”, explica.
O objetivo é variar ao longo da semana e evitar a monotonia. Entre as opções estão receitas salgadas, como tostas ou crepiocas, mas também alternativas doces, como papas de aveia ou smoothie bowls. As sugestões permitem planear jantares de segunda a sexta-feira, equilibrados e sem perder sabor.
Com estas propostas, o jantar de verão passa a ser mais leve, prático e nutritivo. Há opções para diferentes gostos, sempre com a garantia de manter uma alimentação equilibrada sem esforço.
Carregue na galeria para conhecer as propostas da nutricionista para jantares leves mas saborosos.